Os vereadores do município de Pinhão/PR se reuniram na noite de segunda-feira, 7 de fevereiro na Câmara de Vereadores para discutir o decreto nº 019/2022, que o prefeito José Vitorino Prestes emitiu no dia 28 de janeiro suspendendo temporariamente as aulas presenciais da rede municipal e de ensino privado fundamental I e Educação Infantil.
O presidente do legislativo, o vereador Israel Oliveira Santos, PT, explicou que estão sendo procurados pelos pais e questionando o decreto, “Os pais tem procurado todos nós, para questionar o decreto e compreendemos eles, afinal, seus filhos já passaram por 2 anos de ensino remoto e no caso dos pequeninos, isso é muito complicado, além disso, fizemos uma pesquisa e na região da Cantuquiriguaçu somos o único município com aulas remotas. Conversei com o secretário de Saúde, Alain Cesar Abreu e essa semana já vão estar vacinando as crianças com 6 anos, assim, entendemos que é possível sim voltar às aulas presenciais”.
O Documento
Em documento entregue ao Executivo os vereadores solicitam o retorno às aulas presenciais, tendo os pais o direito de decidir se vão enviar os filhos para as aulas presenciais ou optar pela aula remota.
Os vereadores também sugerem que o executivo realize uma ampla campanha de vacinação e incentivo aos responsáveis para levar as crianças para vacinar.
Apenas os vereadores Alexandro Camargo, PP e Edson Adrian Pereira, PSB, que compõem a base do executivo, não participaram da reunião e não assinaram o documento.