Paço Municipal de Pinhão - Pr

Na tarde de ontem (28), o prefeito José Vitorino Prestes emitiu o decreto, nº 019/2022, que suspende temporariamente as aulas presenciais da rede municipal de ensino privado do fundamental I e Educação Infantil.

A suspensão das atividades escolares presenciais é para os alunos da Educação Infantil e ensino fundamental I, (1º ao 5º ano), pois, nessa faixa etária, a maioria ainda não tomou nem a primeira dose da vacina contra a Covid-19. A suspensão das aulas inclui tanto a rede municipal como a particular.

Ficam também suspensas as atividades  presenciais do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo para crianças, adolescentes, e pessoas com deficiência.

Uma recomendação da Secretaria de Saúde

A coordenadora pedagógica, Ângela Nascimento da secretaria municipal de Educação, conversou via WhatsApp com a redação do Fatos do Iguaçu, explicando que estava tudo pronto para a volta às aulas de forma presencial, contudo, após uma reunião com a equipe da secretaria de Saúde e vigilância Sanitária, decidiram adiar o retorno presencial, “Eles nos orientaram que seria um risco muito grande colocar essa faixa etária nas escolas sem eles terem tomado pelo menos a primeira dose com esse elevado número de casos ativos no município”.

Ângela destacou que estavam preparados para um inicio de ano com aulas presenciais, “Estávamos com tudo preparado para as aulas presenciais, a formação dos professores toda programada no presencial, mas, nesse momento quem dita as condições é a pandemia, assim vamos proteger as crianças e, por enquanto vamos manter o ensino remoto com muita fé e esperança, que esse momento de muitos casos ativos passe logo e as crianças sejam vacinadas para voltar às aulas presenciais, que é o que nós da secretaria e professores mais desejamos”.

 Escolas Estaduais

O decreto municipal não atinge os alunos matriculados nas escolas estaduais e até o momento a secretaria estadual de Educação do Paraná, SEED, mantem a determinação  do início das aulas no dia 7 de fevereiro de forma presencial.

A rede particular

A rede particular que atua com os níveis de ensino além do fundamental I, também poderão oferecer aos seus alunos do ensino fundamental e Médio aulas presenciais,

Transporte Escolar

Em conversa via telefone com o secretário municipal de Educação, João Maria Camargo, este explicou que o transporte escolar para os alunos do ensino fundamental II, ( 6º ao 9º ano), Ensino Médio e Universitário funcionarão normalmente, “Só não vamos transportar os pequenos, pois as aulas para eles serão remotas por enquanto, mas para os demais haverá transporte normal, inclusive para as faculdades que forem voltando com as aulas presenciais, porque esses alunos já estão vacinados”.

LEIA O DECRETO:

decreto-n.-019-2022-suspensao-das-aulas-republicacao

 

Compartilhe

Veja mais