segurança pública

A reunião foi com os prefeitos de Reserva do Iguaçu, Pinhão e Foz do Jordão

Redação Fatos do Iguaçu

O prefeito de Reserva do Iguaçu, Vitório Antunes de Paula, PL, convidou para uma reunião os prefeitos dos municípios de Pinhão, Foz do Jordão e Candói na manhã da sexta-feira, 12 de fevereiro, na pauta, a segurança pública.

Segurança pública

O prefeito Vitório junto com os prefeitos Francisco Clei da Silva, PSB de Foz de Jordão e o prefeito José Vitorino Prestes, PR, e o vice Valdecir Biasebetti, PP, do Pinhão, o secretário de Governo, Gilvan Francisco Czarnerski, que representou o prefeito de Candói discutiram sobre a situação da segurança pública nos referidos municípios.

A conversa foi feita com a participação dos representantes da Polícia Militar, o 1º sargento Ricardo Elison de Santa Rosa, subcomandante do 4º Pelotão de Pinhão, o 2º sargento Pelek, que atua em Reserva do Iguaçu, o Cabo Regis de Foz do Jordão.

Participantes da reunião sobre segurança pública em Reserva do Iguaçu - Pr
Foto: Divulgação

Também participaram o presidente interino do Conselho de Segurança, Conseg de Reserva do Iguaçu Hélio Madalozzo Junior, o presidente do Conseg de Pinhão, Adilson José Novakowski, o Magrão, e o vereador pinhãoense Elias Prestes, PP.

Poucos policiais

A discussão centrou no pequeno número de policiais que estão disponíveis para atender a região.

Os representantes da PM deram como exemplo os dias de júris no Fórum de Pinhão em que é solicitada a escolta policial. É preciso fazer remanejamento de policiais entre os municípios e sempre um fica menos guarnecido.

Outra situação que deixa os municípios desfalcados de policiais é quando ocorre um crime na área rural, às vezes levando horas para atender a ocorrência do homicídio, ficando assim poucos policiais para atender as ocorrências na sede dos municipios.

 Cia da Polícia Militar

 A discussão da defasagem de policiais levou à questão da transformação do 4º Pelotão de Pinhão em uma Companhia da Polícia Militar, reivindicação que já está na pauta da Casa Civil deste 2017.

Segundo informações do presidente do Conseg de Pinhão, Adilson, o projeto está na mesa do governo do Estado aguardando decisão. O   decreto para instalação de uma Cia Independente em Laranjeiras do Sul já foi assinado, agora falta efetivar e assinar o que criará a Cia de Pinhão.

Ações definidas

 Os prefeitos e demais presentes na reunião decidiram elaborar um ofício no qual registrará a necessidade da instalação de uma CIA da PM no municipio de Pinhão, o secretário de Administração, Leandro Ferreira dos Santos de Pinhão, ficou com a responsabilidade de redigi-lo.  

O prefeito Vitório ficou com a responsabilidade de agendar a entrega do ofício ao chefe da Casa Civil, Guto Silva. Ele solicitou aos prefeitos que convidem os deputados que representam seus municípios para acompanhá-los na ocasião. “Acredito que com este documento assinado por todos nós o Governo deverá dar continuidade a esta pauta”, declarou ele.

LEIA TAMBÉM:

Municípios se unem na luta por implantação de uma Cia da PM

Implantação de uma Cia da Polícia Militar foi o tema central da primeira reunião do Conseg

 

 

Compartilhe

Veja mais