Cia da PM

A Cia da Polícia Militar seria implantada no município de Pinhão

Nara Coelho
POR NARA COELHO

Desde 2017 há esforços por parte das autoridades políticas, militar e da sociedade civil dos municípios de Pinhão e Reserva do Iguaçu/PR para transformar o 4ª Pelotão da Polícia Militar, que está no municipio de Pinhão em Companhia da Polícia Militar.

A REUNIÃO

Na noite de terça-feira, 27, na câmara de vereadores do municipio de Reserva do Iguaçu se reuniram representantes do executivo e legislativo dos dois municípios e da sociedade civil, que estava representada pela presidente da ACERI Meire Tatiane Capelin, para discutir estratégias de ação junto ao comando militar e as autoridades do Estado para a efetivação da Cia da Polícia Militar em Pinhão.

Foto: Naor Coelho/Fatos do Iguaçu

A reunião foi uma iniciativa dos presidentes do Conseg, Conselho Municipal de Segurança dos dois municípios, Hélio Madalozzo Júnior e Adilson José  Novakowski, o Magrão, respectivamente de Reserva de Iguaçu e Pinhão.

O presidente do legislativo de Reserva do Iguaçu, Emerson Semchechen, o Emersinho, PL, deu as boas-vindas e disse que o legislativo é parceiro na luta pela Cia. Além do presidente estiveram na reunião os vereadores reservenses, João Pontes, PSD e João Francisco Santos, o Chico Lanzini, PV.

O presidente da Câmara de vereadores do municipio de Pinhão, Israel Oliveira Santos, PT, disse à reportagem do Fatos do Iguaçu que o legislativo está à disposição para ajudar nessa conquista que irá melhorar a segurança pública do município e região. Além do presidente estava presente o vereador Jean Dellê, MDB.

O CONCURSO ESTÁ MARCADO

Adilson José  Novakowski, o Magrão, presidente do Conseg/Pinhão-Pr | Foto: Naor Coelho/Fatos do Iguaçu

Adilson fez uma retrospectiva de toda a situação e tudo que foi realizado em prol da implantação da Cia de 2017 até o momento. Explicou que as autoridades disseram ser necessário esperar ser organizado concurso público para ampliar o efetivo da Polícia Militar para implantar as duas Cias. “Como o concurso já está marcado para ser realizado no mês de março, acreditamos que está na hora de unirmos forças e reiniciar a nossa luta pela Companhia”, destacou.

Ele também informou que o Conseg de Pinhão está realizando um amplo abaixo assinado junto à comunidade com representações dos mais diversos setores.

CIA ATENDERÁ MAIS MUNICIPIOS

2º Tenente Igor Milek Paulino, comandante do 4º PPMPho | Foto: Naor Coelho/Fatos do iguaçu

O 2º Tenente Igor Milek Paulino, que está à frente do comando do 4º Pelotão da Policia Militar, explicou que como há o projeto de transformar Laranjeiras do Sul em uma Companhia Independente, abriu espaço para se transformar o 4º Pelotão em uma Companhia do 16º Batalhão de Guarapuava. “Essa é uma luta de cunho político, o que cabia à esfera militar que era organizar o projeto está pronto”.

Ele também respondendo a uma pergunta da reporter do Fatos do Iguaçu, Nara Coelho, explicou que a Companhia abrangerá também os municípios de Foz do Jordão e Candoi. Em relação à ampliação do efetivo, ele explicou que com certeza haverá uma ampliação de estrutura e de policiais, mas que ela será gradual e não poderia afirmar quantos.

O Tenente também repassou aos presentes os dados sobre os atendimentos realizados em 2020 pela PM nos municípios de atuação e expôs que houve uma ampliação na apreensão de arma de fogo ilegal, foram 109, o número de roubos diminuiu em 30% e de furtos em 25%. 

A ESTRUTURA PARA A IMPLANTAÇÃO

O vereador Elias Prestes, PP, que na reunião estava representando o prefeito Jose Vitorino Prestes, PSB de Pinhão, indagou ao tenente se a estrutura física onde está hoje o 4º pelotão atenderia as necessidades da Cia, segundo o tenente Milek, as estruturas físicas são muito boas e exigiriam poucas adaptações.

O EXECUTIVO

Vitório Antunes de Paula, prefeito de Reserva do Iguaçu-PR | Foto: Naor Coelho/Fatos do Iguaçu

O prefeito de Reserva do Iguaçu, Vitório Antunes de Paula, disse que o municipio abraça a causa e se colocou à disposição para agendar uma reunião na Casa Civil e para intermediar uma conversa com os prefeitos dos municípios de Foz do Jordão e Candoi.

Também participaram da reunião os secretários de Administração e Obras de Reserva do Iguaçu, José Maurici e Ivandir Oliveira.

LEIA TAMBÉM:

Implantação de uma Cia da Polícia Militar foi o tema central da primeira reunião do Conseg

 

 

Compartilhe

Veja mais