Na sala de reunião da Aciap, aconteceu nessa quinta-feira, 27 de julho o encontro do Conselho de Segurança de Pinhão, com o subcomandante do 16ºBPM, Major Jakson Aquiles Busnello, que já de início informou que o comandante, o major Ferraz teve problemas de saúde e por isso não estava presente.

A vice-presidente do Conseg, Vera Diana Tomacheski, explicou ao Major que o Conseg havia solicitado o encontro para se apresentarem ao comando, já que por  mais de um ano o Pinhão ficou sem o Conselho de Segurança e para apresentar algumas pautas.

Entre os itens apresentados pelo Conseg ao Major Busnello, estava o pedido para que fosse mantidas as duas equipes de efetivo que estão hoje atuando no município.

Major Busnello explicou que nesse momento eles estão tendo o apoio dos policiais que estão realizando os estágios, que fazem parte da formação deles, que são nesse momento 83 policiais em estágio, que a decisão de quantos desses policiais ficarem no 16º Batalhão é do comando geral da PM. Mas que eles também percebem a necessidade dessa segunda equipe no município de Pinhão.

O delegado do município de Pinhão, Andersson Carneiro de Santana, que compõem o Conseg, falou que a Polícia Civil está pronta a colaborar com tudo que for possível e que eles e o subtenente Marquete que está à frente do 4º Pelotão no município tem feito uma boa parceria.

Câmeras de qualidade

Outro tema abordado foi a instalação de câmeras de qualidade e que tenham plataformas que possam ser conectadas à plataforma Olho Vivo que está sendo implantada nos Batalhões da PM, que fará com que informações importantes sobre infratores e criminosos sejam compartilhadas com toda a PM do Paraná e com a Polícia Civil.

Ficou evidenciado no encontro que as instalações das câmeras passam pela predisposição do executivo, pela colaboração dos empresários e comunidade em geral.

O encontro foi encerrado com o presidente do Conseg, Saulo Mendes, colocando que o Conseg deseja fazer um trabalho em parceria com a PM, Polícia Civil e Judiciário, que a ideia é atuar com ênfase na prevenção.


Compartilhe

Veja mais