Visita 16º BPM

O  4º Pelotão de Policia Militar, localizado em Pinhão/PR, em 2023 passou a ser a 2ª Companhia da Polícia Militar, abrangendo além do município sede, Reserva do Iguaçu, Foz do Jordão e Candói.

Rotam

A 2ª Cia recebeu uma equipe de Rondas Ostensivas Táticas Móveis, a Rotam. Essa equipe é composta por quatro soldados. Como a estrutura física do antigo Pelotão não estava preparada para receber o aumento de efetivo, o Conseg – Conselho de Segurança de Pinhão, realizou várias ações buscando reorganizar a estrutura para atender às necessidades mais imediatas da Rotam.

A diminuição de integrantes

Os membros do Conseg buscaram parcerias junto à administração pública, ao legislativo, à ACIAP – Associação Comercial e Industrial de Pinhão, e alguns empresários. Com essas ações, estão promovendo uma reforma na estrutura física do espaço da Polícia Militar, visando atender às necessidades imediatas da Rotam. Conversando com alguns membros do Conseg, eles repassaram a redação do Fatos do Iguaçu que esse esforço foi realizado porque era evidente a importância e os resultados positivos que essa equipe, junto com o efetivo da PM, tem conseguido em relação à segurança no município.

No entanto, no início do mês de abril, o Conselho ficou sabendo que o número de integrantes da equipe da Rotam havia diminuído, e que também houve alteração na equipe da PM mediante a situação. Com a preocupação de que a Cia perdesse a equipe da Rotam e o número de policiais diminuísse no município, os Conselheiros decidiram solicitar uma conversa com o comandante.

Uma conversa com o Major Busnello

Na manhã de terça-feira, 23 de abril, o presidente do Conseg, Saulo Mendes, a vice-presidente Vera Diana Tomacheski, acompanhados dos conselheiros Cláudia Tomacheski e Olivo Deparis, que na ocasião também representou a ACIAP, e o vereador Israel de Oliveira Santos, PT, representando o legislativo, estiveram em Guarapuava conversando com o Major Jakson Aquiles Busnello, responsável pelo comando da 2ª Cia.

Rotam não sairá de Pinhão

Quando foi apresentada ao Major Busnello a questão do número do efetivo de policiais que atende o município, o major explicou toda a questão que envolve a demanda necessária de policiais em todo o Paraná e o número real de efetivo que se tem, que é insuficiente para atender a todas as necessidades. Contudo, o Major Busnello garantiu que a equipe da Rotam não será retirada de Pinhão.

Expôs para os presentes um dos seus objetivos é que se tenha, baseada na 2ª Cia, uma equipe da Patrulha Rural, posto que na mesma já existe um veículo que atende as necessidades de patrulhamento nas áreas rurais, que é o foco da Patrulha, e no caso de Pinhão, a área é extensa. Na conversa, tanto o Conselho, o legislativo e o próprio Major reconhecem a necessidade de ser construído um novo espaço para abrigar a 2ª Cia da Polícia Militar, proporcionando uma maior qualidade de trabalho para o efetivo.

Os membros do Conselho se prontificaram a auxiliar nessa luta, inclusive se propondo a ir conversar com o poder executivo do município para a doação de um terreno. O vereador Israel manifestou que a Câmara de Vereadores está à disposição para colaborar com o que for preciso.”


Compartilhe

Veja mais