A assistente social Suzete Borges, que acompanha há tempo a caminhada da Comunidade de Surdos do município de Pinhão/Pr, não quis deixar a data passar em branco, pois sabe que no município o número de cidadãos surdos é grande e que eles são muito proativos e conscientes que a luta é grande.

No Brasil foi escolhida a data de 26 de setembro para marcar a luta pelos direitos e inclusão, comemorar as conquistas das pessoas surdas porque no dia 26/09/1857 foi inaugurada a primeira escola de surdos do país.

Uma comunidade protagonista

“No município de Pinhão os surdos têm protagonismo e lutam por seus direitos” afirmou a Suzete.

Ela lembrou que eles são organizados na luta pelos seus direitos, “Os surdos de Pinhão sempre se mobilizaram na luta por visibilidade e inclusão. No dia 28/05/2019 eles criaram a Associação de Pais e Amigos dos Surdos de Pinhão, a ASPAP”.

As lutas são contínuas

Suzete explicou que devido à falta de um espaço adequado as pessoas surdas do município não têm conseguido manter encontros de discussões constantes, mas, que estão sempre atentos a tudo que acontece e se mantem unidos e na luta, “ De 2019 a 2021 tínhamos o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV, para surdos, os encontros eram realizados duas vezes por semana. Atualmente os Surdos se encontram esporadicamente nas suas casas para rezar o terço em Libras”.

Confira nas fotos atividades já realizadas pelos surdos de Pinhão.

Compartilhe

Veja mais