manifestação surdos

5% da população brasileira é composta por pessoas que são surdas. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia Estatística, IBGE,  esta parcela corresponde amais de 10 milhões de cidadãos, dos quais 2,7 milhões possuem surdez profunda, portanto, não escutam absolutamente nada.

Para chamar a atenção da população da necessidade de inclusão dessa parcela da sociedade na vida cotidiana e lembrar que eles têm os mesmos direitos que as demais pessoas, foi criado o Dia Nacional dos Surdos, 26 de setembro, por ser a data de inauguração do INES – Instituto Nacional de Educação de Surdo em 1857, no Rio de Janeiro , que foi a primeira escola para surdos do Brasil.

Libras, a língua de sinais

A conquista que é um marco para a comunidade de surdos no Brasil é o reconhecimento da Libras como meio legal de comunicação e expressão, a obrigatoriedade do ensino de Libras na formação de professores, a obrigação do ensino bilíngue para crianças com deficiência auditiva e a obrigatoriedade da presença de um intérprete de Libras nos órgãos públicos.

Ainda há muito a se fazer para garantir a total inclusão das pessoas surdas no Brasil.

Em Pinhão

Segundo a APASP Associação Pais e Amigos dos Surdos de Pinhão, no município há mais de 30 pessoas com deficiência auditiva, que usam aparelhos ou que tem perda total da audição e ainda há os que são surdos e tem outras deficiências, mas que infelizmente não há dados oficiais.

A APASP  existe há 2 anos e tem feito a diferença na vida das pessoas surdas, pois, por meio da Associação a comunidade de surdos no município de Pinhão/Pr ganhou visibilidade e suas mãos passaram a serem ouvidas.

Porém, eles falam que ainda há muitos preconceitos e barreiras a serem vencidas, uma delas é a dificuldade de encontrar emprego, devido ao preconceito.

Convite

A APASP  foi convidada pela Comunidade Surda de Guarapuava/Pr para participar de uma manifestação em Guarapuava no sábado, 25 de setembro.

Em Guarapauva a Comunidade de Surdos enfrenta maiores dificuldades ainda não estão organizados numa sociedade, não há intérpretes em espaços públicos, as escolas ainda não estão bilíngue, ou seja, falta o ensino da Língua de Libras, em ações do dia a dia eles ainda enfrentam muitas dificuldades pois a Libras não é difundida e seja o comércio ou os consultórios médicos não estão preparados para receber o cidadão surdo.

Movimento para dar visibilidade

A comunidade de surdos de Guarapauva aproveitou o Dia Nacional do Surdos, 26, domingo, para realizar o Movimento no sábado.

Foto: Divulgação

Proposta do movimento realizado, no dia 25, na Praça Cleve, onde a comunidade de surdos do Pinhão foi apoiar a comunidade de Guarapuava, foi dar visibilidade aos cidadãos surdos do municipio, mostrar à população que eles não só existem como exigem seus direitos como cidadãos, inclusive, solicitam que sejam chamados para participar nas discussões políticas sobre a educação dos surdos.

Movimento em Pinhão

No mês de outubro, a APASP  vai organizar um Movimento no municipio de Pinhão e contará com o apoio da comunidade de surdos de Guarapauva.

Compartilhe

Veja mais