Fotos: Divulgação/ Associação

Por Nara Coelho

A Associação de Surdos do município de Pinhão desenvolve o projeto, “Nada Sobre Nós, Sem Nós”, que tem como objetivo desenvolver atividades que promovam a inclusão da comunidade de surdos em todos os eventos e movimentos que acontecem no município.

A Associação conta com a participação ativa de 20 pessoas surdas, além de colaboradores, existe há um ano, até o início da pandemia mantinha um encontro semanal, com a realização de oficinas de formação e valorização da pessoa e ações de inclusão. Nesses encontros os participantes conversam sobre suas dificuldades de inclusão e as formas de superação dessas dificuldades e sobre formas de promoverem o crescimento pessoal de cada um.

EM TEMPOS DE PANDEMIA

Com o aparecimento do coronavírus em março, as atividades da Associação foram suspensas. Contudo, a diretoria continuou ativa e observou que todas as informações que o município estava repassando sobre a pandemia não estavam chegando até os surdos, posto que não havia no momento da fala do prefeito e equipe de saúde uma interpretação em libras das informações.

A presidente da Associação dos Surdos, a professora Silvana do Belém Caldas, acompanhada da professora intérprete de Libras, Martha Loureiro Gomes, esteve no gabinete levando as várias reivindicações da comunidade de surdos do municipio.

No mês de julho, a assistente social Suzete Batista Borges acompanhou a professora Silvana, que visitou a residência dos 20 surdos que participam da Associação levando informações sobre Covid;19 e entregaram a cada família um kit de higiene pessoal de combate ao novo Coronavírus.

LEIA TAMBÉM:

Pinhão: Associação de Surdos recebe uma sala para seus encontros

Clique  👉 AQUI  e baixe o aplicativo da WEB RÁDIO FATOS

 

Compartilhe

Veja mais