Fotos: Nara Coelho/Fatos do Iguaçu

“Estar aqui é uma terapia” afirmam as mulheres do projeto

Por Nara Coelho

Algumas mulheres do bairro Invernadinha e Dois Irmãos viram uma oportunidade de mudança em suas vidas quando a empresaria Zeneida de Mattos e a chefe de gabinete Vilma Ferreira Kitcky, propuseram realizar encontros semanais nesses bairros para conversar com as mulheres sobre suas vidas, desafios e sonhos e propuseram buscar alternativas de renda.

Felicidade em Produção trabalha com artesanato e corte e costura, reaproveitando jeans que seria descartado para a confecção de bolsas, mochilas e panos para utilização em oficinas mecânicas.

A PRIMEIRA ENTREGA

Como a secretaria de Urbanismo, Meio Ambiente e Habitação estava precisando de bolsas grandes para o recolhimento do lixo reciclado, fez uma encomenda ao projeto, que no mês de dezembro fez a entrega da primeira remessa das bolsas.

UMA TERAPIA

 Na quarta-feira, 18, o Fatos do Iguaçu, foi no antigo bar do Vico, onde está funcionado a oficina de costura do projeto Felicidade em Produção e lá encontrou com seis das dozes mulheres que trabalham na costura.

Mais que costureiras, encontrou um grupo de mulheres que se apóiam, se ajudam, que estão descobrindo seus potenciais e possibilidades e todas estavam felizes, sorriam com os olhos.

Conversando com Neura Aparecida Gomes, Rosa Marli da Silva, Nelita do Belém Oliveira, Michele Aparecida Oliveira, Angelita de Fatima Oliveira e Zeneida Mattos, o que se percebe é um grupo unido, determinado e com muita vontade de aprender e realizar. A maioria delas estava em casa e descobriram um mundo novo, Neura trabalhava e está se aposentando e viu no Projeto uma forma de continuar ativa, a Angelita era manicure, “Mas confesso que me encontrei na costura, estar aqui com elas é otimo”.

Nelita que está desde o início no Projeto contou que o começo foi dificil, mas que agora está mais tranquilo,” as pessoas querem ganhar rápido e as coisas acontecem devagar, fomos aprendendo a costurar, já costurando não foi fácil, a encomenda veio, a pressão da entrega judiou, mas veio o curso que nos ajudou e hoje vemos que podemos, pois conseguimos fazer a entrega e aprendemos a costurar”.

Rosa contou a felicidade de conseguir entregar as sacolas, “Eu fiquei feliz, muito feliz de entregar as sacolas, mais feliz do que de receber o dinheiro, pois senti orgulho de mim, pois aprendi a costurar, realizei algo”, todas as colegas concordaram com ela, “É bem isso,sentimos orgulho do que estamos fazendo”.

Todas em coro afirmam, entre muito risos

“Aqui é uma terapia, conversamos, aprendemos, costuramos, tomamos chimarrão, nos divertimos e ainda devagar vamos ganhando um dinheirinho“.

UMA RENDA EXTRA

Várias delas contaram que, com o que estão aprendendo no Projeto, elas tem pegado consertos para fazer dos vizinhos e tem ganhado um dinheirinho, “às vezes as pessoas pensam que um conserto dá pouquinho, custa cinco, dez reais, mas se a gente fizer três consertos na semana a dez, já ganha trinta reais e já dá pra comprar as coisinhas da gente”, contaram Neura e Nelita.

OBRIGADA AOS ANONIMOS

Elas fazem questão enquanto vão conversando de contarem que tiveram muita ajuda e que são muito gratas à Acomup, a administração pública que promoveu o curso e mais máquinas, a igreja que empresta o salão para a realização dos encontros na Invernadinha e Dois Irmãos, mas elas destacam as pessoas que deixam os jeans nas caixas de coleta, “é muita gente que tem nos ajudado, é dificil até nominar, e temos uma carinho muito grande pelas pessoas que doam os jeans, não ficamos nenhum dia sem jeans para trabalhar, a essas pessoas a nossa gratidão”, agradeceram as costureiras.

AGORA A PRODUÇÃO É DE MOCHILAS

Felicidade em Produção agora estão fazendo lindas mochilas, que podem ser para estudantes, modelos para viajem, bolsas e mais resistentes para trabalhadores.

Quem quiser pode ir lá na oficina comprar as já prontas ou até encomendar uma no seu estilo. É uma boa ideia para presente de natal, pois são mochilas bonitas, originais e únicas.

VOCÊ PODE COLOBORAR

Quem desejar pode colaborar doando jeans e vestidos de festas, pois deles elas tiram as rendas e enfeites para embelezar e dar um toque de originalidade nas mochilas.

Para ajudar nos custos de manutenção das máquinas de costura elas criaram um bazar, assim também podem ser doados todos os tipos de roupa e calçados que também vai auxiliar no projeto Felicidade em Produção.

Os pontos de recolhimento são na casa paroquial, prefeitura,  Correios, Supermercado JM, Dani Confecções, na Loja Pedra Calçados e na própria oficina de costura, que fica onde funcionava o antigo bar do Vico.

Compartilhe

Veja mais