Não deveria ser um assunto polêmico, mas pela frouxidão de valores e princípios, se torna quase que um tabu pensar sobre isso. Antes de qualquer coisa, não confunda disciplina com castigos severos, punições e espancamentos. É bem verdade que alguns pais dominados pela raiva, espancam os filhos, causando sim traumas entre outros medos. A palavra disciplina infelizmente tem sido refém de interpretações errôneas e muitas vezes usada de forma totalmente errada, tanto para defender medidas rudes e extremas demais, como para defender uma frouxidão na educação dos filhos.
A verdadeira disciplina tem o propósito de corrigir, de melhorar, de ensinar valores, princípios inegociáveis que criam homens e mulheres de valor, que respeitam os pais, os mais velhos, os professores, autoridades e outros mais. A falta de disciplina leva ao caos, a própria Bíblia nos chama atenção para uma grande verdade, “É bom corrigir e disciplinar a criança. Quando todas as suas vontades são feitas, ela acaba fazendo a sua mãe passar vergonha”. (Provérbios 29.15).
A maior atrocidade não é o pai ou mãe que corrige seriamente os filhos, e sim pais que são frouxos, lares onde os filhos determinam o que os pais devem fazer. É triste ver lares onde os filhos manipulam os pais, filhos que não suportam ser contrariados, esses têm tudo para serem problemas no futuro (as vezes já são um problema). Outro grande mal de nosso tempo, são ideologias furadas, sem fundamento que visam tirar a autoridade dos pais, colocando valores doentios, que em nada tem ajudado, que em nada tem melhorado. A mãe ou pai não podem falar mais alto com os filhos, que eles já traumatizam, não podem impor limites, porque atrapalha o desenvolvimento da criança. Cuidado com ideologias que que querem trazer uma falsa liberdade para as crianças, gerando futuramente uma geração escravizada pela frouxidão moral.
Se você pai e mãe, dizem não para os filhos diante de coisas que eles querem fazer que não farão bem a eles, continuem assim. Se você determina certas regras e valores, a respeito do que pode ou não pode, não dão tudo o que eles querem, não deixam eles irem a certos lugares, confronta-os com respeito a amizades que não fazem bem, mostram o perigo de certas ideologias perigosas e danosas, continuem assim. Se você pai e mãe, são vistos como retrógrados e atrasados, porque dão limites aos filhos, parabéns, pois significa que estão certos. Se há certos grupos ideológicos que criticam você pai e mãe por ensinarem aos seus filhos os valores cristãos, por educarem seus filhos fundamentados nos princípios da Bíblia Sagrada, parabéns mais uma vez, pois vocês pais estão certíssimos.
Nossa sociedade precisa de pais e mães que amem a disciplina correta, que não dizem sim para tudo, como se tudo fosse certo e bom. Os filhos precisam de pais firmes, que os disciplinem com sabedoria, com o propósito de preparar os filhos para o hoje e para o futuro. Aqueles que vão marcar positivamente o futuro não serão os indisciplinados e inconstantes e sim aqueles que aprenderam o valor da disciplina correta e amorosa.
Rev Sandro – pastor da Igreja Presbiteriana de Pinhão
Clique AQUI – PARA LER OUTROS ARTIGOS
LEIA TAMBÉM:
Atenção! Nossa página no Facebook foi invadida