
Fotos: Nara Coelho/TV Fatos
Por Nara Coelho – TV Fatos
A TV Fatos acompanhou na tarde de terça-feira, 1º de julho de 2025, a realização do Chá da Literatura, promovido pela Escola Municipal Santa Terezinha, em Pinhão (PR). O evento, realizado nas dependências do SIFUMPI, teve como objetivo despertar nas crianças do 1º ao 5º ano o prazer de ler e de “viajar” pelo universo da leitura de forma leve e divertida.
A atividade fez parte do projeto maior conhecido como Arrastão da Leitura, promovido pela Secretaria Municipal de Educação com foco no diagnóstico e aprimoramento da leitura entre os alunos da rede municipal. Para essa edição do chá, a Escola Santa Terezinha contou com o apoio dos estudantes e professoras do curso de Magistério do Colégio Estadual Mario Evaldo Morski, que participaram ativamente da condução das dinâmicas.
Além de apresentações literárias feitas por alunos das duas instituições, o evento incluiu uma avaliação prática dos níveis de leitura dos estudantes, conduzida pelas estagiárias do curso de formação docente. Essa abordagem lúdica foi idealizada para aliviar a pressão comum às avaliações formais, oferecendo um ambiente acolhedor com direito a chá e guloseimas ao final.
A diretora da Escola Santa Terezinha, Patrícia Fátima da Silva, destacou a origem da iniciativa. “Sentimos a necessidade de fazer algo que chamasse a atenção dos alunos para o mundo da leitura, algo diferente. O projeto surgiu de uma proposta em conjunto com o pessoal do magistério que sempre está conosco nos estágios. Apesar dos desafios, está sendo muito gratificante”, comentou a diretora, que encerra seu mandato à frente da unidade em dezembro deste ano.
A professora Naisa Aparecida de Oliveira, responsável pelas disciplinas de artes, reforço e educação infantil na escola, explicou que o Chá da Literatura integra o projeto Bufunfa da Leitura, uma ação que atribui valores simbólicos à leitura feita pelos alunos, incentivando o hábito por meio de recompensas simbólicas.
Já a professora Isabelle Maria Oliveira de Deus Danzer, do Colégio Morski, destacou a importância da vivência prática para a formação dos futuros professores: “Eles estão vendo de perto como identificar os níveis de leitura das crianças, como o silábico e o silábico-alfabético. Essa experiência é essencial para sua formação docente e reforça o compromisso com o desenvolvimento da alfabetização”.
A parceria entre as duas instituições promete se fortalecer, com previsão de novos projetos voltados ao incentivo da leitura e à formação de leitores mais conscientes e apaixonados pelo universo literário.
Ver essa foto no Instagram