Fotos: Nara e NaorCoelho/Fatos do Iguaçu

No sábado, 16 de dezembro, a equipe do Fatos do Iguaçu esteve na comunidade dos Silvérios, no interior do município de Pinhão/Pr, a 17km da sede do município para conhecer as instalações do CTG Geração Cortes Machado.

Encontrou muita organização, hospitalidade, alegria e união entre os participantes do CTG.

Já na chegada tinha um caldo feito de galinha caipira para dar energia, pois depois do almoço teria treino.

Treino a cada 15 dias

Daniel Chaves, que assume no dia 1º de janeiro a patronagem do CTG, contou que a cada 15 dias eles se reúnem no sábado e fazem o almoço, que fica sempre a cargo de dois integrantes e à tarde tem treino de laço e à tardinha, tem Gaitaço.

Sábado especial

Nesse sábado foi recepcionado Joel Maia, que passou a fazer parte do CTG Geração Cortes Machado e foram homenageados os integrantes do CTG que participaram em Cascavel da Seleção Estadual e trouxeram troféus.

Campeões

O CTG Geração Cortes Machado faz parte da 8ª Região do MTG Paraná, que é composta por seis CTGs que abrange o município de Pinhão e Reserva do Iguaçu, e para participar da seleção estadual, são formadas equipes com laçadores dos seis CTG que formam a Região.

Dos troféus que a 8ª Região conquistou em 2023, seis estão no CTG Geração Cortes Machado.

Um dos laçadores que estava lá, muito orgulhoso do seu troféu, era o pequeno Adriano Rodrigues, que trouxe o troféu Prata na modalidade Piazito, na Vaquinha Parada.

Nas provas esportivas, veio o Bronze, no truco, com a dupla Edson Caldas e Divonsir Machado.

Os campeões que trouxeram o troféu Ouro na modalidade Xiru, que é de 50 a 60 anos, foram Adenilson Ribas, Celso Faustino e Candinho, mas eles fizeram questão de destacar que a equipe era formada também pelo Joaquim Mendes e Emanuel Bueno.

Muita gaita

Antes do almoço, os gaiteiros já se empolgaram e tocaram uma gaita, e um dos gaiteiros foi o seu Albari Cortes, com 72 anos, que já animou muito baile pelo interior do Pinhão.

A fé se manifesta

Antes do almoço, as boas-vindas, mas, antes de tudo, a oração para abençoar o alimento e proteger os laçadores.

Divonsir Machado, proprietário da estrutura, que por paixão à Tradição Gaúcha criou o espaço e a cada ano vem melhorando, deu as boas-vindas, “Para nós é uma honra receber a todos como fizemos o ano todo, nosso CTG é uma família, todos recebem o tratamento como se fossem da família, independente se é Cortes, Machado ou não, passa a fazer parte, é da família”.

Edson Luiz Cortes Caldas, o atual Patrão do CTG, destacou o trabalho de cada um para ajudar o CTG crescer e chegar a ter campões entre eles e desejou uma ótima gestão ao novo Patrão Daniel, que assume dia 1º de janeiro.

Daniel destacou a história do CTG Cortes Machado, o ambiente familiar, a amizade, que são buscados a todo momento ser mantidos por todos, lembrou que esse clima familiar vai para os acampamentos nos rodeios fora, que a ideia é sempre levar todos da família, tios, avós, netos, sobrinhos, esposa e filhos.

Ele ressaltou o companheirismo entre os laçadores, “É bonito de ver ao final de cada rodada os companheiros estarem um orientado o outro, para todos serem mais competitivos e assertivos na hora da laçada”.

10 anos de história

Para comemorar os 10 anos de história, nos dias 2, 3 e 4 de fevereiro de 2024, o CTG abre o campeonato anual da 8ª Região. Os preparativos para o grande rodeio já estão acontecendo para receber os que já amam a tradição gaúcha e para os que desejam conhecer.

Banner Pinhão Park HotelBanner Pinhão Park Hotel

Compartilhe

Veja mais