Entrada para Vila Residencial de Faxinal do Céu | Foto: Arquivo/Fatos do Iguaçu

“Acesso à escola está garantido até dezembro de 2024”

A Copel Geração e Transmissão S.A, no dia 19/10 publicou no diário oficial do Estado o edital de Licitação Eletrônica 001/22 que coloca à venda a vila residencial de Faxinal do Céu e o Aeródromo – Aeroporto Municipal Governador Bento Munhoz da Rocha Netto, localizado no município de Pinhão/PR.

A partir dessa data os interessados já podem inscrever suas propostas de compra e os envelopes serão abertos no dia 16/11/22 às 14 horas.

Bens inservíveis

Com o mesmo argumento desde o inicio da desativação da vila de Faxinal do Céu e nas reuniões com as lideranças da comunidade e políticas da região de que os bens moveis ou imóveis que compõem o conjunto da Vila Residencial de Faxinal do Céu se tornaram inservíveis a geração e transmissão de energias a Companhia Paranaense de Energia – Copel abre o edital de venda de todo os patrimônios estruturais, culturais, históricos e social que tem em Faxinal do Céu entre eles estão residências, teatros, escolas, refeitórios e o Jardim Botânico de Faxinal do Céu.

Todo esse patrimônio público, sociocultural e ambiental está à venda pelo preço mínimo de R$ 108.742.018,66, já que o modo da venda é pela maior oferta a partir do valor mínimo.

Uma mera reserva ambiental

O Jardim Botânico congrega um espaço de vegetação de clima temperado único, no sentido que é um espaço vivo que se pode pesquisar plantas, animais, solos e clima em seu habitat natural. Além de ter espécies do mundo todo.

Que entre sua diversidade de plantas estão duas espécies de orquídeas que só são encontradas no Jardim.

Que tem espécies em extinção ou em vias de extinção, como um micro sapo, o papagaio de peito roxo, uma espécie de morcego, que é raro, quase só encontrado nesse espaço, entre outros animas.

É descrito no item 3.5, como uma área boa para pesquisa, é dada a sugestão ao futuro comprador que mantenha a área como está, “Na área abrangida pelo objeto desta licitação encontra-se uma área natural, a qual configura em essencial espaço para pesquisa, dada a reserva ambiental ali presente. Nesse sentido, recomenda-se que seja mantida sua natureza de forma a contribuir para o desenvolvimento ecológico/ambiental da região.

Garantia de entrada na escola até 2024

Entre 2019 e 2020 a empresa Copel construiu um novo prédio para as duas escolas que funcionam em Faxinal do Céu, a escola Estadual Júlio Moreira e a escola municipal professor Cipriano.

No item 3.4 do edital a empresa explicita ao futuro comprador que esse deverá até dezembro de 2024, manter o prédio para o mesmo fim e garantir acesso a esse, “Na vila residencial há um estabelecimento de ensino o qual atende alunos do entorno que está situado parcialmente num terreno pertencente à FDA e parcialmente em terreno pertencente ao município de Pinhão/PR. Desta forma, considerando o cunho social, o Adquirente assumirá a responsabilidade de que o imóvel seja mantido com a mesma finalidade, garantindo inclusive o devido acesso, até 24 de Dezembro de 2024”.

Aeroporto é lote separado

A novidade do edital é que até pouco tempo a Copel dava a entender que o aeroporto não entraria na venda, mas o edital coloca a venda dois lotes, um é a Vila Residencial de Faxinal do Céu e o outro é o aeroporto que está com o valor mínimo de R$ 3.976.000,00.

Veja o edital na integra:

Edital_FDA_001_2022_Alienacao_Imoveis_Faxinal_do_Ceu_e_Aerodromo (1)

LEIA TAMBÉM: 

Copel: Vila Residencial de Faxinal do Céu e Segredo em via de desativação.
Pesquisadores afirmam: Manter o Jardim Botânico de Faxinal do Céu é garantir a existência de espécies em extinção
Vereadora entrega ofício ao presidente da Copel sobre Faxinal do Céu
Presidente da Copel diz que aguarda proposta da comunidade pinhãoense de como manter Faxinal do Céu

Compartilhe

Veja mais