Rev. Sandro

Essa palavra tem aparecido muito nos noticiários, principalmente, para se referir aqueles que negam a Pandemia, achando que o Covid não é tudo isso que a mídia tem mostrado. O sentido da palavra negacionismo é a negação da realidade, de um problema ou qualquer situação, em outras palavras, ignorar certas verdades, fatos, princípios e valores. É bem verdade que o uso deste termo não se aplica apenas na questão do Covid, mas seu sentido é bem mais amplo. O caso do menino Henry por exemplo, infelizmente, nem todos os divorciados levam em conta os filhos, num novo relacionamento.

Pensando apenas em si mesmos, em nome de um amor egocêntrico, se esquecem de que o sim dos filhos é essencial, pois, diferente de um solteiro, o divorciado não está sozinho, quando diz sim, ele está levando junto os filhos, portanto, isso não pode ser ignorado. Vejam bem, não estou falando aqui que todo mundo é assim, conheço e você também conhece, famílias que se relacionam muito bem, com filhos de um e de outro. O negacionismo está presente também em muitos pais, em relação aos filhos, pais que não aceitam que seus filhos sejam exortados na escola, por exemplo. Pais que fazem vistas grossas ao péssimo comportamento dos filhos, estão ajudando para que os filhos sejam maus exemplos não só no futuro, mas hoje também.

O negacionismo está presente no partidarismo político, partidários que ignoram as atitudes corruptas, nojentas de certos ditos representantes do povo, que na verdade só representam a si mesmos, ou ainda são exemplos do que não vale a pena, daquilo que é ruim. O negacionismo está presente no campo da religião, onde líderes ignoram valores bíblicos enganando o povo com um falso evangelho, ou ainda, muitos que são cristãos, dentro do templo, mas no dia a dia parecem o diabo. Hoje vemos um negacionismo em relação a valores e princípios, tudo em nome de um mundo sem regras, que não verdade é utópico e caótico.

A grande verdade é que todos nós, me coloco junto, devemos estar atentos as motivações e intenções de nosso coração, devemos estar atentos as nossas atitudes e omissões, devemos refletir sobre o porquê fazemos o que fazemos. A base que defendo, para não cairmos num negacionismo – é a Escritura Sagrada (sei que alguns negam isso, usando argumentos ridículos e fracos demais), nela encontramos o antídoto para vencer o negacionismo. É por isso que encontramos na própria Escritura uma fala do salmista que diz “Lâmpada para os meus pés é a tua Palavra e Luz para o meu caminho” (Salmo 119.105).

O mundo precisa é de Deus, é de valores e princípios sólidos, como os encontrados na Bíblia. Há, antes que alguém venha com a conversa de que conhece pessoas que seguem a Bíblia, mas são péssimos exemplos, digo a você o seguinte, eles não seguem a Bíblia, antes enganam a si mesmos, quem segue de fato, não é perfeito, mas procura melhorar a cada dia, reconhecendo seus erros e amadurecendo dia após dia. Nas Escrituras encontro o sentido para a vida, a definição e origem da família.

Mais que valores e princípios a Escritura é para mim e para muitos a verdade absoluta que o mundo precisa. A Bíblia Sagrada me ajuda a dizer não ao que preciso dizer não e dizer sim ao que preciso dizer sim, para que a vida possa ir bem, independente dos contextos.

Rev Sandro – pastor da Igreja Presbiteriana de Pinhão

 

LEIA TAMBÉM:

Não seja enganado por você mesmo

Amor ao próximo não está de quarentena

Moralidade torta

 

 

 

Compartilhe

Veja mais