Rev. Sandro

Como cuidar do outro, sem estar junto? Como festejar um aniversário sem aglomerar? Como estar presente sem estar? É esses são alguns desafios em tempos de Pandemia. A grande verdade é que Deus nos fez seres criativos, que se reinventam. Embora não seja o ideal, mas há muitas ferramentas que aproximam pessoas, nós podemos estar juntos inclusive daqueles que estão em um leito de hospital. Os netos podem conversar com os avós através de vídeo chamada, através daquele “oi” de portão, enfim, os meios são diversos para mantermos o cuidado, o estar junto do próximo. Como é bom receber um parabéns no seu aniversário.

A grande questão é a motivação de ajudar o outro, de ser presente na vida no do outro, nestes difíceis momentos. Antes da Pandemia muitos estavam presentes sem estar, agora a Pandemia veio apenas mostrar que alguns só pensam em si mesmos, não ligam, não enviam uma mensagem de apoio, não se dispõe a ajudar o próximo, e isso não é um problema da Pandemia, isso é um problema de coração duro, orgulhoso, hipócrita, mas usam a desculpa da Pandemia. O amor ao próximo não está em quarentena, dispor de alguns minutos para enviar um áudio, para conversar com alguém que está precisando apenas de um “oi precisa de algo?”, não custa.

Não há desculpas para não manter contato, para não mandar um “zap”, ou fazer uma vídeo chamada, para estar perto do outro. Considero que aqueles que sumiram na época de Pandemia, vão continuar assim quando tudo isso passar, a menos que Deus quebrante os corações frios e cheios de si mesmos. Há muitas pessoas necessitando de uma palavra de esperança, de um abraço, mesmo que seja virtual. Há muitas pessoas aflitas, angustiadas porque estão sofrendo com e por alguém da família acometido por este vírus, ou ainda pessoas que estão angustiadas porque perderam alguém.

É deprimente quando alguém diz que não tem tempo de ligar para o pai, para a mãe, para os avós, para os irmãos, para os amigos, e outros, mas passa horas a fio nas redes sociais, publica em todos os grupos possíveis, assiste todas as séries, zera todos os jogos. Seja presencial ou seja online o amor ao próximo deve ser intencional, com a motivação correta, saiba que quem recebe uma palavra de esperança, de carinho, de incentivo, percebe quando isso é feito de todo coração ou apenas por pressão ou interesse.

Vamos encher o “zap” de mensagens, vamos enviar áudios, vamos chegar na casa do próximo através de uma ligação ou vídeo chamada, vamos chegar aqueles que estão adoentados e tristes, aos profissionais da saúde que estão cansados, aos trabalhadores que estão passando por uma crise econômica, vamos levar a eles esperança, ânimo, amor.

É tempo de estar presente mesmo sem ser presencial. Aproveite esse tempo para semear a mensagem Daquele que diz: “Vinde a mim todos os que estais cansados e sobrecarregados e eu vos aliviarei”- JESUS. Falando nisso, precisando de uma mensagem de esperança, de conversar, estou aqui. Deus abençoe a todos.

Rev Sandro Carvalho Rodrigues – pastor Igreja Presbiteriana de Pinhão


LEIA TAMBÉM:

Não deixe que o COVID faça “ninho” na tua cabeça

Política e religião se discutem sim

 


Compartilhe

Veja mais