EDITORIAL

RECONHECIMENTO

Essa edição foi trabalhosa, muitos eventos aconteceram no dia do fechamento da edição, o que fez com que a madrugada fosse companheira na hora de escrever as reportagens, a pressão do relógio indo muito mais rápido que se desejava, judiou, mas não impediu que cada reportagem fosse ficando pronta, mesmo com pequenos atrasos.

Contudo, foi uma edição muito prazerosa, pois nela há o registro da pesquisa realizada pela professora Liliana Porto e sua equipe, Histórias de Faxinais. A pesquisa registra e relata a história dos faxinalenses de Pinhão.

Pelo olhar das crianças e adolescentes, é contada a luta pelo território dessa gente que tem dois grandes objetivos de vida, trabalhar a terra e cuidar dos animais e praticar a sua devoção religiosa que é visível em suas histórias, o que os sustenta diante da luta contra os grandes e as adversidades da vida.

Prazerosa porque acompanhar o trabalho da equipe do MAE/UFPR é ver pessoas trabalhando, registrando e tratando com muito respeito e podemos dizer com carinho a história dos faxinalenses. Apesar das correrias, com certeza, foi ótimo entrevistar e ver os olhos dos alunos brilharem ao ver suas histórias ali publicadas em um livro.

Foi bom perceber que trabalhos como esses mostram-lhes que são tão importantes e tão capazes como qualquer outra criança e jovem, que sua história de vida e de suas famílias é digna de entrar para a história do município, estado e quiçá da América Latina.

Foi uma edição que mexeu com as emoções, pois a pesquisa, o livro e a exposição itinerante Historias de Faxinais fez de forma formal e exclusivamente sobre os faxinalenses da região dos Ribeiros, aquilo que há mais de duas décadas o Fatos do Iguaçu vem fazendo, que é registrar as lutas, conquistas, perdas e histórias do povo pinhãoense e reservense.

Trabalhar, correr atrás da notícia, dos fatos relevantes para os leitores é a nossa tarefa diária, e a ela nos dedicamos por considerar que temos a missão de fazer esses registros, o importante para nós é sabermos que as notícias, os fatos chegaram e chegaram com qualidade e com a realidade dos acontecimentos até os leitores.

Mas é impossível não registrar a emoção pelo reconhecimento da professora Liliana e de sua equipe ao trabalho que o Fatos do Iguaçu tem feito nesses mais de 20 anos de registros jornalísticos sobre Pinhão e Reserva do Iguaçu, pois, ao ler a dedicatória feita no livro que recebemos  e o certificado, lembrou-nos que, apesar de tudo, valeu muito cada sufoco vivido nos últimos anos para garantir a circulação semanal do Fatos do Iguaçu e nos alimentou de novas energias para enfrentar os obstáculos que estão à frente, que são obstáculos, mas, jamais barreiras.

Compartilhe

Veja mais