06 de Março de 2020

EDITORIAL

                  Direitos sim, mas as flores são muito bem vindas

Essa semana no facebook tinha a frase “Queremos direitos e não flores”. Bem os direitos são essenciais, mas as flores, ah, não podem ser dispensadas, nem os bombons e as homenagens.

Claro que não pode ser qualquer flor. Flores, bombons que vem carregados de preconceitos, da intenção de apagar os gritos, os empurrões, os tapas e socos, não são bem-vindas, pois essas vêm para esconder a violência física e psicológica sofrida pelas Marias, Anas, Carlas, Ritas, Marianas, Francielly e tantas outras mulheres espalhadas pelo Brasil, vivida dentro dos seus lares sejam eles casebre ou mansões.

Mas as flores que vem para reconhecer o quanto as mulheres se dedicam a sua família, casas, e que trazem a mensagem quero aprender a dividir as tarefas contigo são muito bem-vindas. As flores que vem para reconhecer o belo trabalho que várias mulheres fazem na vida empresarial, política, no campo, na educação, na área da saúde, da pesquisa, militar e tantas outras, são sim muito bem-vindas.

Assim como as homenagens que reconhecem que a mulher é bela, é instintiva, é acolhedora, mas é também de luta de garra de persistência e resiliência. Os brindes sejam de sucos, vinho, chope ou champanhe às conquistas das mulheres também são bem-vindos. O 8 de março é dia de luta, de reflexão, de discutir sobre o machismo, a discriminação.

É dia de planejar ações para o ano de combate e transformação à cultura excludente e machista. È dia de chamar a sociedade a refletir sobre tudo isso, bem como das mulheres também refletirem sobre seu papel na sociedade, na familia, ver seus acertos e erros.

De pensar no que elas contribuem para o mundo ser tão desigual e discriminatório. Mas, com certeza, também é o dia de viver o belo, o carinho, de receber flores que reconhecem o quanto as mulheres têm um papel essencial na construção social, econômica e espiritual e transformação da sociedade.

Assim, os direitos devem ser respeitados e garantidos, mas as flores não precisam ser rejeitadas.

Compartilhe

Veja mais