Editorial

Em 1980, Herbert de Souza, o Betinho, fundou o Ibase, se tornou imortal com a frase: “Quem tem fome, tem pressa”, ou melhor, se tornou imortal porque com a frase veio a ação, o trabalho contra a fome que assolava e matava milhares de brasileiros, ele agiu rápido.

Hoje,infelizmente,e temos que plagiar o Betinho e dizer que, quem adquire o coronavirus, SARS-CoV- 2 desenvolvendo a doença Covid-19, muito mais que pressa, tem urgência de ar, de oxigênio, de respiradores que respirem pelo paciente e lhe possibilitem uma sobre vida, uma chance de lutar contra o vírus.

As ações têm que ser rápidas, pois, vidas e mais vidas tem sido perdida, muitas vezes por falta de equipamentos como respiradores.

Hoje, 26 de maio de 2021, Pinhão  sepultou o seu 54º pinhãoense que veio a óbito pela Covid-19, isso é mais que lastimável, é um absurdo.

Absurdo maior é  ter dentro de um hospital em cima de uma mesa cobertos de pó 4 respiradores que deveriam estar salvando vidas.

Na primeira quinzena de março, o hospital local do municipio de Pinhão fez uma campanha solicitando o apoio da população para adquirir equipamentos para ajudar no tratamento da Covid-19, entre esses equipamentos estava a solicitação por 2 respiradores.

Se tem uma coisa que o brasileiro é, é solidário. No dia 20 de abril o hospital já tinha recebido 3 respiradores.

Hoje, em cima de alguma mesa, 4 respiradores acumulando pó e as pessoas sofrendo, padecendo por falta desse equipamento seja nesse mesmo hospital, seja nos hospitais da região.

Está mais do que na hora de ser resolvido esse absurdo. Pois é um imenso absurdo a direção do hospital pedir numa ação social equipamentos que não tem condições de instalar e bancar.

Absurdo maior é quase 60 dias após a entrega dos respiradores ninguém ter tomado uma atitude que coloque esses respiradores a serviço dos pacientes.

A comunidade espera que Executivo, Legislativo e o Ministério Público que já  deixaram  passar 60 dias da chegada do primeiro respirador no hospital tomem uma atitude que coloque esses respiradores a serviço de quem precisa.

Quem está com a Covid-19 tem mais que pressa, tem urgência, pois luta contra um vírus cruel, forte, ainda muito desconhecido e precisa de toda ajuda possivel para lutar contra o virus e suas sequelas.

Vamos parar de mimimi e vamos direto ao ponto esses 4 respiradores sem demora precisam deixar de acumular pó e salvar vidas.

Porque hoje, mais que pensarmos em bairrismo precisamos pensar em humanidade, assim, é mais que urgentíssimo que os 4 respiradores vão para dentro de hospitais que possam ser utilizados e salvem vidas, porque todo ser humano, sem distinção, merece a chance de lutar pela vida.

Compartilhe

Veja mais