Por Vilfrid Kirschner*
O município de Pinhão tem um dos poucos biomas do sul do Brasil com ervais nativos, chamado de faxinas proporcionando assim um produto extraordinário. Cabe ao poder público fazer o papel de divulgação através de seminários cursos e outros eventos.
Com novos produtos a base de Ilex, o mercado deve ficar aquecido. Porém com pontos altos e baixos de preço, um dos motivos é a chegada do período do frio na nossa região impulsionando o a elevação dos preços. Já a indústria alega que não consegue repassar preços ao consumidor final; ocasionando assim lucros menores em determinada época do ano . As exportações se estabilizaram depois de altos e baixos por vários motivos, alta oferta do produto gaucho, suspeita de metais pesados que não foi comprovado e principalmente o momento econômico mundial .
De outro lado o consumo de subprodutos da erva mate vem impulsionando novas indústrias e novos mercados para a mesma com alto investimento em marketing. Então se o mercado continuar assim teremos renda garantida nos próximos meses; e vale lembrar que a qualidade de nosso produto tem qualidade e competitividade graças ao aperfeiçoamento do pequeno empresário do campo com ajuda de órgãos públicos como Emater e EMBRAPA.
Até a próxima
*Agricultor e membro da comissão organizadora para o desenvolvimento e aperfeiçoamento da cultura da erva mate de Cruz Machado PR . ( CODACEM )