Fotos: Mariana Huller/Fatos do Iguaçu

Hoje no CMEI — Centro Municipal de Educação Infantil — Tereza Machado Kramer, ocorreu a exposição “Erva-mate: o sabor da nossa cultura”. A atividade que envolvia alunos, professores e comunidade, foi o encerramento de uma semana voltada à aprendizagem sobre a tradição e cultura do chimarrão.

Marisa Teixeira da Silva, diretora do CMEI, conta que o objetivo principal da atividade, era aproximar as crianças dessa cultura tão forte em Pinhão.

Durante toda a exposição, foram apresentadas as fases da Erva-mate, desde o seu plantio, colheita e secagem, até chegar ao comércio e finalmente à cuia. Quem visitou a exposição pôde desfrutar do chimarrão, que aqueceu a todos no clima frio.

“A gente queria mostrar para as crianças e para os pais como eram antigamente, como se colhia, como fazia a secagem, como funcionavam os pilões, para só então estar pronta para o chimarrão”, pontuou a diretora.

As crianças fizeram apresentações musicais usando roupas tradicionais, empolgadas com a atividade diferenciada. Tomaram chimarrão e brincaram na companhia dos pais.

Alana Gaiteira também se  apresentou animando a manhã com música gaúcha e uma apresentação surpresa, em conjunto com as crianças, cantando músicas infantis.

Atividades em sala de aula

A pedagoga Angela Maria Daniel, comenta sobre os trabalhos desenvolvidos pelas professoras em sala de aula, tendo havido uma recuperação de termos usados antigamente e contando a história do chimarrão, para que as crianças tivessem conhecimento sobre as raízes da tradição.

Os trabalhos didáticos envolveram o uso da erva em artesanatos, o contato com utensílios antigos e também com a cuia e o chimarrão caseiro. Muitos alunos que não conheciam o chimarrão, puderam ter contato.

As crianças também aprenderam os benefícios do chimarrão, e fizeram uma apresentação para espalhar esse conhecimento adquirido, mostrando a valorização da cultura.

Os bebês também foram envolvidos nas atividades, onde as professoras trabalharam a textura da erva.

A professora da turma de educação infantil 4, Jocélia Maria, comenta que as crianças de quatro e cinco anos tiveram contato com uma linguagem acessível para a idade. Assim, sendo possível notar que os alunos absorveram muito bem as informações, contando sobre o preparo e os benefícios do mate.

“Eles gostaram muito. Uma das alunas é minha filha e ontem estava contando para o meu pai sobre o que aprendeu. Da para notar que eles levaram além da sala de aula as atividades”, conta a professora.

Curiosidades

Durante as pesquisas para ensinar aos alunos, Angela conta que descobriram que ali onde hoje fica o CMEI, era uma ervateira, que tinha o nome de União. Angela comenta a surpresa que teve, a história do chimarrão fazendo parte da escola.

Os pais

Luciane Aparecida Vieira e Cleverson Kramer, pais da Ana Beatriz (05), comentam a importância de estar participando e podendo perceber de perto como a filha está vivendo a escola.

“Ela chega em casa contando tudo que veio aprendendo e estava bem animada para hoje”, contou Luciane.

Ana Beatriz já tomava chimarrão com os pais em casa, e a interação com a história aproximou ainda mais a tradição.

A pedagoga Angela comemorou o sucesso da exposição, destacando a bagagem cultural que agrega aos alunos, podendo participar dessas atividades que resgatam as raízes do povo pinhãoense.

“A cultura do município é muito forte, mas ela teve um berço, e tudo isso foi passado para as crianças”, destacou Angela.

 

 

Compartilhe

Veja mais