Equipe de imunização  | Foto: Mariana Huller

A vacina da gripe já está disponível para os grupos prioritários. Trabalhadores da saúde, gestantes, puérperas — mulheres com até 45 dias após o parto, idosos acima de 60 anos, criança de 6 meses até 5 anos, professores e portadores de comorbidades acima de 12 anos são os grupos que já estão autorizados a tomar a vacina.

Samoel Ribeiro | Foto: Mariana Huller

O enfermeiro e coordenador da sala de imunização de Pinhão, Samoel Ribeiro, comentou a importância da imunização contra o vírus da gripe, destacando que nos últimos anos, houve o aumento de mortes em decorrência de H1N1 e H3N2, que são componentes da vacina.

Além de prevenir mortes pelo vírus, a vacina também diminui o risco de pneumonias e doenças cardíacas, já que muitas dessas doenças são provenientes de infecções.

Segundo Samoel, o percentual de procura pela vacinação está mais baixo no grupo de crianças e professores.

Vacinação da gripe e COVID-19

Quem precisa tomar a vacina de Covid, não precisa se preocupar, a vacina da gripe pode ser tomada em conjunto.

“Tem pessoas que preferem não tomar junto, então a gente prioriza a da gripe e a do Covid pode ser tomada depois de alguns dias. Mas isso depende do paciente, as vacinas podem ser tomadas concomitantemente”. Afirma Samuel.

Onde as vacinas estão sendo aplicadas

As vacinas da gripe estão distribuídas por todo o município de Pinhão, respeitando o cronograma das unidades de saúde.

Estão sendo aplicadas nos postos de saúde Vila Caldas, São Cristóvão, Mazurechen, São Roque, Silvérios e no Posto Central de Saúde.

Vacinas de rotina

Samuel também destaca a importância da vacinação de rotina, já que há um alto percentual de crianças com as vacinas atrasadas.

“São doenças que têm uma mortalidade alta, que a vacina previne. A partir do momento que você não vacina seu filho, está colocando ele em risco.”

Há vacinas que têm um limite máximo de idade para a imunização, por isso é necessário que os pais e responsáveis fiquem atentos ao calendário de vacinação das crianças.

“As vacinas de campanha, de gripe e de Covid são importantes, mas previnem só dois ou três vírus. As vacinas de rotina são mais de trinta vírus e bactérias que causam mortalidade.” Samuel destaca.

Documentos necessários

Para a vacinação, é necessário levar até o posto de saúde, a carteira de vacinação e o CPF ou Cartão do SUS.

 

Compartilhe

Veja mais