Na Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe, a pretensão é vacinar 76,5 milhões de brasileiros até o dia 3 de junho. Segundo o Ministério da Saúde, foram distribuídas 80 milhões de doses da vacina Influenza trivalente, produzidas pelo Instituto Butantan, ela é eficiente contra o vírus H1N1, H3N2 e tipo B.

Pinhão

De acordo com o enfermeiro Samoel Ribeiro, responsável pelo setor de imunização no município de Pinhão/PR, seguirão o calendário nacional de vacinação, iniciando pelos idosos. Do dia 4 de abril ao dia 2 de maio  as pessoas com 60 anos ou mais, e, também os trabalhadores da saúde.

Vacinação será descentralizada

Desde 4 de abril, na sala de vacinação do Posto Central, o Postão, a vacina para os idosos está disponíve. A partir da segunda semana de abril a vacina será disponibilizada nas 8 unidades de saúde, (postinhos), que o município possui.

Documentos necessários

Os idosos devem apresentar a carteira de vacinação, os trabalhadores da saúde devem levar a carteira de vacinação e o CPF.

Vacina da Covid X Gripe

Idosos e pessoas que tenham tomado a quarta dose da vacina da Covid-19 podem tomar normalmente a vacina contra a gripe.

As pessoas que positivaram para Covid-19 devem aguardar 30 dias após a confirmação através de exame para poder tomar a vacina da gripe.

Segunda etapa

A partir do dia 3 maio inicia a segunda etapa da vacinação da gripe, quando serão vacinadas crianças de 6 meses até 4 anos, 11 meses e 29 dias; gestantes e puérperas, professores; pessoas com comorbidades; pessoas com deficiência permanente; membros de forças de segurança e salvamento e das Forças Armadas; caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso; trabalhadores portuários; funcionários do sistema prisional; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medida socioeducativa e pessoas privadas de liberdade.

Atenção com as crianças

As crianças de 6 meses a menores de 5 anos, que já receberam ao menos uma dose da vacina Influenza ao longo da vida, deve-se considerar o esquema vacinal com apenas uma dose em 2022. Para as crianças que serão vacinadas pela primeira vez, a orientação é agendar a segunda aplicação da vacina contra gripe para 30 dias após a primeira dose.

A sala de vacinação no posto Central funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 11h30min e das 13 às 16 horas.

Compartilhe

Veja mais