Rev. Sandro

Precipitado é sinônimo de se adiantar, se apressar, mas o seu sentido mais negativo é falar ou fazer algo sem refletir, ou sem pensar nas consequências. Diante desse contexto pandêmico que vivemos, a precipitação, tem sido uma atitude muito presente na vida de muitos. que ignoram o problema do Corona Vírus. Muitos, por pensar apenas em si mesmos, sem pensar nos outros, promoveram e promovem aglomerações, contatos desnecessários, sem levar em conta o perigo desse vírus. É interessante observar, como muitos, trazem para si e para os outros ao seu redor, sérios danos devido a precipitação, agem sem refletir, ignorando as consequências de suas decisões.

Outros se adiantam para falar o que não devem, tomam partido em situações, sem analisar se é o lado certo, quais as consequências reais de ir por este ou aquele caminho; adquirem coisas sem pensar e sem considerar a real necessidade (preciso disso mesmo?). Sem falar naqueles que são bem casados, excelente família, mas se precipitam em aventuras extraconjugais, causando e trazendo desgraça para sua vida e família. Quanto a isso, a Escritura Sagrada nos adverte “Não é bom proceder sem refletir, e peca quem é precipitado” (Provérbios 19.2). Quanto a ser proativo, o sentido é também de se adiantar, mas para resolver os problemas, ou mais, para evitar problemas. É você tomar decisões hoje que afetarão de forma positiva e relevante sua vida amanhã.

É ter uma postura prudente hoje, adiantando-se para evitar futuros problemas. Talvez você não seja atingido pelo Covid-19, mas você deve ser proativo fazendo uso de máscara, álcool em gel, tomando todos os cuidados ao sair de casa e ao voltar para casa. Em outras esferas, quando alguém tenta te subornar, você já se adianta, deixando claro que age e faz as coisas com honestidade, é pelo que é certo, mesmo que os outros te chamem de certinho. Diante de um convite ou oportunidade para trair, você deixa claro que ama seu cônjuge e protege seu relacionamento e família.

Ser proativo significa não flertar com o que não vale a pena, mas é dar um basta antes de dar um passo que custará muito alto. Seja proativo e não precipitado. Ser proativo é colher bons frutos, é desfrutar de paz em meio ao caos. Ser proativo nos ajuda olhar com esperança para o futuro, pois você toma posturas hoje que o ajudarão a viver o amanhã. Falando em futuro, seja proativo em relação a Deus, se volte pra Ele, ore pelo novo ano, peça direção, prudência para não ser precipitado. Vamos lá pessoal.

Rev Sandro – pastor da Igreja Presbiteriana de Pinhão

Assista nossas transmissões pelo YouTube IPBPINHÃO.

Compartilhe

Veja mais