Sebastião Campos recebe alunos da escola Monteiro Lobato

Foto: Naor Coelho/Fatos do Iguaçu

Alunos do 4º ano, foram conhecer de perto o poder executivo

Entre os conteúdos que estão no currículo pedagógico dos quartos ano, está o estudo dos três poderes em que a democracia brasileira está alicerçada na sua organização política, que é o poder executivo, legislativo e judiciário na disciplina de História. Na disciplina de Língua Portuguesa está a carta, a professora Michelle de Lima, que leciona no quarto ano A da manhã da escola municipal Monteiro Lobato, de Reserva do Iguaçu, realizando um trabalho interdisciplinar trabalhou junto os dois conteúdos e para dar mais vida e proporcionar aos alunos uma experiencia significativa, propôs a eles que escrevessem uma carta ao prefeito municipal e que as entregassem em mãos, e conversar com ele sobre o que é e como funciona o poder executivo.

ABRINDO AS PORTAS DO GABINETE

Na terça-feira, 20, os alunos foram recebidos pelo prefeito Sebastião Campos, que não só os recebeu no gabinete como foi o que conduziu a visita dos alunos pelos diversos departamentos da prefeitura.

O primeiro setor visitado foi a secretaria municipal de Educação, Cultura e Esportes, e lá se encontraram com a nutricionista Jéssica, da merenda escolar e eles já contaram que a merenda da escola está ótima, mas que gostariam que fosse mais fruta e de vez em quando um cachorro quente.

CONVERSANDO COM O PREFEITO

No gabinete, os alunos, com a professora Michelle, a pedagoga Mauren Dalla Barba e a diretora Sílvia Bittencourt Cordeiro bateram um papo descontraído e animado com o prefeito e o secretário municipal de Administração e Desenvolvimento Econômico Carlos Alexandre Machado.

Muito bem preparados e dominando os conteúdos trabalhados nas aulas, eles foram fazendo perguntas ao prefeito, promovendo um clima muito acolhedor para os pequenos, descontraindo-os e tirando o nervosismo deles, que era visível.

PERGUNTAS

As perguntas foram diversas, a aluna Larissa perguntou sobre o recebimento da correspondência formal da prefeitura, que levou a conversa sobre o quase sumiço das cartas pessoais devido aos avanços da tecnologia e das redes sociais.

Também perguntaram quais são os serviços que a prefeitura deve oferecer às pessoas, sobre os projetos para a educação, a diferença entre os poderes, as maiores dificuldade em administrar o município, sobre os impostos e a destinação deles em serviços à população. O prefeito respondeu a todas as questões de forma que os alunos foram se soltando e tendo uma conversa bem descontraída e proveitosa.

ELOGIOS

A aluna Yasmin, em nome dos colegas, elogiou a escola que estudam, o lanche que recebem e todos fizeram questão de contar ao prefeito que a merendeira deles é otima, “É uma cozinheira de mão cheia”.  

O aluno Paulo Ricardo, em nome da sua família, agradeceu a estrada que foi arrumada em sua comunidade. Sebastião respondeu que esse é o trabalho do prefeito e da sua equipe, ir arrumando o município, que em relação às estradas ainda não estava o ideal, mas eles já haviam conseguido melhorar muito e estavam dedicados em fazer ainda mais.

SATISFAÇÃO

Cada aluno entregou ao prefeito a carta que escreveu e a professora Michelle agradeceu ao prefeito por ter tirado um tempo para recebê-los, que saia muito satisfeita, que viu que foi um momento enriquecedor para os alunos, que eram só sorrisos e alegria e declararam que foi uma experiência muito legal.

BRINCANDO COM OS ALUNOS

O prefeito Sebastião Campos fez com os alunos a brincadeira da carta enigmática, que mexeu com a turminha e até com as professoras e entregou a cada aluno uma mochila.

Ao término da visita, Sebastião falou que foi um momento muito especial poder recebê-los “Foi muito bom receber vocês. Fico muito feliz ouvindo o elogio de vocês da escola e da merenda. Como vivemos numa democracia, vocês se sintam sempre à vontade para reclamar e sugerir, pois quem gosta que as coisas andem bem, como o prefeito, não se importa com cobranças e sugestões, até porque às vezes vocês tem uma ótima ideia para resolver um problema que nós não vemos a solução, então, sempre que desejarem, podem vir conversar que vamos gostar muito”.

Fatos do Iguaçu

Como o Fatos do Iguaçu desenvolve com a escola o Projeto: Leitura em Ação e havia proposto algumas ações similares a essa, fez questão de acompanhar a visita ao gabinete e pôde presenciar um momento encantador de aprendizagem e alegria dos alunos que mostraram em seus sorrisos e olhos o contentamento por terem sido recebidos pelo prefeito.

 

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