
Foto: Arquivo/Fatos do Iguaçu
Redação Portal Fatos do Iguaçu
Está marcado para o dia 17 de julho de 2025, às 9h da manhã, no Tribunal do Júri da Comarca de Pinhão, o julgamento de Nilson de Jesus Costa, acusado de tentativa de homicídio contra Gilberto Nunes Vaz. O crime ocorreu na tarde de 18 de março de 2016, na localidade de Faxinal dos Ribeiros, zona rural do município de Pinhão (PR).
De acordo com a denúncia do Ministério Público do Estado do Paraná, Nilson, também conhecido como “Nico”, teria abordado Gilberto e efetuado disparos de arma de fogo com a intenção de matá-lo. A vítima foi atingida por projéteis, mas conseguiu sobreviver após receber atendimento médico no hospital local. A arma utilizada foi apreendida pelas autoridades, e o boletim de ocorrência, prontuário médico e laudos confirmaram as lesões sofridas.
A motivação do crime, segundo o Ministério Público, estaria relacionada a uma disputa de terras. Nilson teria agido por motivo fútil, disparando contra a vítima quando esta passava por uma propriedade em direção ao seu local de trabalho.
Durante a instrução do processo, foram ouvidas testemunhas e colhidos depoimentos que embasaram a decisão da Justiça em levar o caso a julgamento popular.
Nilson de Jesus Costa foi pronunciado por tentativa de homicídio simples e responderá perante o Conselho de Sentença, que decidirá se ele deve ser condenado ou absolvido. A defesa do réu sustenta a tese de legítima defesa, enquanto o Ministério Público pediu o reconhecimento do motivo fútil como qualificadora.