Solenidade será nesta terça-feira (26), no Edifício de Produção, em Foz do Iguaçu, e contará com a presença do presidente paraguaio, Mario Abdo Benítez. Na ocasião, também será empossado o novo diretor financeiro executivo.

Da Redação com Assessoria

O presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, participará da cerimônia de transmissão de cargo do novo diretor-geral brasileiro da Itaipu, general Joaquim Silva e Luna, nesta terça-feira (26), a partir das 10h, no hall de entrada do Edifício de Produção, na área industrial da usina hidrelétrica, em Foz do Iguaçu (PR). Na ocasião, também será empossado como diretor financeiro executivo da empresa o vice-almirante Anatalício Risden Júnior.

A cerimônia também terá a presença do presidente paraguaio, Mario Abdo Benítez; do ministro de Minas e Energia, almirante Bento Albuquerque; do ministro de Relações Exteriores, Ernesto Araújo; e do governador do Paraná em exercício, Darci Pianna, entre outras autoridades.

Silva e Luna substitui Marcos Vitório Stamm e Anatalício Risden Júnior, Mário Antônio Cecato. O decreto de nomeação foi publicado nesta quinta-feira (21), no Diário Oficial da União. O mandato tem validade até 16 de maio de 2022. Os cargos de diretoria são renovados sempre a cada cinco anos e na data de 16 de maio, conforme prevê o parágrafo 3º do Anexo A do Tratado de Itaipu.

Novo diretor-geral brasileiro

Nascido em 29 de dezembro de 1949 na cidade de Barreiros (PE), o general Joaquim Silva e Luna é filho de Pedro Barbosa de Sá e Luna e de Irinéia Silva Barbosa. O novo diretor-geral brasileiro de Itaipu é casado com a Nadejda Kasakevitch e Luna e tem três filhos.

Silva e Luna é general de exército da reserva e serviu seus últimos cinco anos no Ministério da Defesa, inicialmente como secretário de Pessoal, Ensino, Saúde e Desporto; depois, como secretário-geral do Ministério; e por último, como ministro da Defesa.

Militares na Itaipu

O último militar brasileiro a dirigir Itaipu, de 1985 a 1990, foi Ney Aminthas de Barros Braga. Paranaense, foi prefeito de Curitiba, deputado federal, senador, governador do estado do Paraná. Ele foi precedido pelo general de exército José Costa Cavalcanti, o primeiro diretor-geral brasileiro de Itaipu (1974-1985), que participou de todo o processo de construção da usina.

Novo diretor financeiro executivo

Militar da reserva após 40 anos e oito meses na ativa da Marinha do Brasil, Anatalício Risden Júnior, novo diretor financeiro executivo da Itaipu, tem ampla experiência em administração e economia do setor público, finanças governamentais, orçamento público, operações de crédito internacionais e estruturação de projetos complexos de Defesa, em relação à vertente orçamentária e financeira.

Nascido em Curitiba, em 1956, Anatalício recebeu, no final de 2012, o título de Vulto Emérito de Curitiba pela Câmara Municipal da cidade.

Importância estratégica

Recordista mundial de geração de energia, com mais de 2,6 bilhões de megawatts-horas (MWh) acumulados desde o início de sua produção, em 1984, Itaipu é um exemplo bem-sucedido de integração entre dois países em âmbito jurídico, político, diplomático e de engenharia.

Em 2003, a missão da usina foi ampliada e Itaipu passou a atender 29 municípios da Bacia do Paraná 3. Em 2017, esse número passou para 54 cidades da região Oeste do Paraná. Os benefícios atingem direta e indiretamente mais de 1,3 milhão de pessoas.

A binacional do Brasil e do Paraguai conta com um orçamento anual da ordem de US$ 3,5 bilhões, sendo 70% deste montante destinado ao pagamento da dívida da construção, que será quitada em 2023, incluindo juros e amortizações. No ano passado, a hidrelétrica abasteceu 15% do mercado de energia elétrica brasileiro e 90% do paraguaio.

No turismo Itaipu também é uma gigante, tendo ultrapassado a marca de milhão de visitantes em 2018, recorde anual de visitação. No ano passado, 1.024.667 turistas passaram pela usina. No total, os atrativos turísticos da hidrelétrica já receberam mais de 22 milhões de visitantes desde a abertura de suas portas à comunidade, em 1976.

Compartilhe

Veja mais