José Pereira do Nascimento com os colegas: VideoUp

José Pereira do Nascimento foi o técnico responsável pelo comissionamento, o início da operação comercial da usina, em 5 de maio de 1984

Na quarta-feira (7), o técnico aposentado José Pereira do Nascimento teve um dia de celebridade ao transitar pela área industrial da Itaipu. Ele é uma espécie de “lenda” entre os profissionais da empresa. Foi ele quem acionou a primeira máquina da usina, a Unidade 01, em 5 de maio de 1984.

Maior geradora de energia limpa e renovável do planeta, com quase 3 bilhões de megawatts gerados desde a entrada em operação executada por Nascimento, Itaipu completa 40 anos de produção de energia neste ano.

Foto do momento em que José Pereira do Nascimento está ligando as máquinas: Arquivo Itaipu

Para marcar a data e o cinquentenário da empresa, que também será em maio de 2024, a Divisão de Imagem Institucional da Itaipu está coordenando a produção de um documentário. “Já vim à Itaipu outras vezes, mas retornar para dar esse relato é especial e emocionante”, disse Nascimento, mineiro egresso da usina de Furnas e que ainda hoje reside em Foz do Iguaçu. “Para mim, foi ainda mais emocionante o primeiro giro da máquina, que ocorreu quatro meses antes. Mas, a empresa comemora mesmo o comissionamento, a entrada em operação”, completou.

O gerente do departamento de Operação do Sistema, Paulo Zanelli Junior, que acompanhou as filmagens e depoimentos de Nascimento, dá uma ideia do feito. Mesmo com a experiência que muitos técnicos trouxeram de Furnas, Itaipu era um projeto inteiramente novo, com novas tecnologias em geração hidrelétrica e dimensões nunca vistas antes.

José Pereira do Nascimento em frente as máquinas Foto: Romeu de Bruns/Itaipu Binacional

“Num ambiente binacional, com trabalhadores brasileiros e paraguaios, e com pouca oferta de mão de obra qualificada, esses técnicos deram conta de formar equipes altamente capacitadas, com uma cultura operacional de excelência que chega até os dias de hoje na Itaipu”, afirmou Zanelli.

Para saber mais sobre a história de Nascimento e outros personagens, aguarde o documentário, que além de aspectos históricos e técnicos da usina, vai abordar temas como a responsabilidade social e ambiental, ciência e tecnologia, presente e futuro da empresa. A produção é da VideoUp.

Sobre a Itaipu

Com 20 unidades geradoras e 14 mil MW de potência instalada, a Itaipu é líder mundial na geração de energia limpa e renovável, tendo produzido, desde 1984, 2,9 bilhões de MWh. Em 2023, foi responsável por cerca de 10% do suprimento de eletricidade do Brasil e 88% do Paraguai.


Compartilhe

Veja mais