
Foto: reprodução redes sociais; Policia Civil/Guarapuava – PR
Redação Fatos do Iguaçu com Policia Civil Guarapuava – Pr
A Polícia Civil do Paraná (PCPR) prendeu em flagrante, na tarde desta quarta-feira (29), um homem suspeito de aplicar golpes durante falsas entrevistas de emprego em um coworking localizado dentro de um condomínio empresarial no bairro Boqueirão, em Guarapuava. O criminoso simulava o processo seletivo para obter dados sigilosos das vítimas, como informações da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), fotos e biometria, utilizados posteriormente para fraudes em financiamentos de veículos.
A prisão ocorreu após uma das vítimas perceber a fraude e acionar a polícia. Durante a tarde, o candidato participou da suposta entrevista para uma vaga de gerente de vendas e, pouco depois, recebeu um alerta de sua gerente bancária sobre um financiamento sendo processado em seu nome no estado de Minas Gerais. Ao constatar que não havia solicitado nenhum financiamento, a vítima procurou os responsáveis pelo condomínio, que, por sua vez, acionaram a PCPR.
A rápida atuação dos policiais civis resultou na prisão de M. R. C., de 28 anos, natural de Curitiba/PR, que se apresentava sob a identidade falsa de Rodrigo Soares. No momento da abordagem, outra vítima estava dentro da sala passando pelo mesmo processo seletivo fraudulento. Segundo relatos, as vítimas receberam convites para a vaga de emprego pelo aplicativo WhatsApp e foram instruídas a comparecer ao local para participar da entrevista.
A falsa seleção consistia em uma conversa com o suposto gerente de recursos humanos, seguido pelo cadastro dos candidatos e a aplicação de um questionário com perguntas de matemática financeira. Até o momento, a PCPR identificou quatro vítimas, mas as investigações apontam que o número pode ser maior, já que os criminosos utilizaram outro espaço para conduzir entrevistas falsas nas duas semanas anteriores.
Além da prisão em Guarapuava, outro suspeito envolvido no esquema, R. B. C., de 25 anos, foi detido na cidade de Ponta Grossa pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), em uma operação conjunta das forças de segurança.
O delegado responsável pelo caso, Ramon Galvão Zeferino, destacou que o golpe já fez vítimas em diversas regiões do país. “A prisão dos suspeitos reforça o comprometimento da Polícia Civil de Guarapuava com a segurança pública e com a proteção da população contra crimes desse tipo”, afirmou.
Alerta da Polícia Civil para Evitar Golpes em Falsas Entrevistas de Emprego
A PCPR alerta que, ao buscar oportunidades de trabalho, os candidatos devem ficar atentos a alguns sinais que podem indicar fraudes:
Desconfie de propostas com salários muito acima da média do mercado e benefícios extraordinários;
Pesquise informações sobre a empresa que oferta a vaga antes de comparecer a entrevistas;
Verifique se a agência de emprego realmente existe e se está devidamente cadastrada nos órgãos competentes.
As investigações continuam para identificar outros membros da associação criminosa e dimensionar os prejuízos causados. Os presos seguem custodiados e à disposição da Justiça.