Foto: Assessoria de Imprensa/ P.M. de Pinhão

Redação Fatos do Iguaçu com Assessoria de Imprensa

_______________________________________________

O município de Pinhão se prepara para sediar o lançamento do Projeto Cátedra de Empoderamento e Empreendedorismo Feminino (CEEF Unicentro), iniciativa desenvolvida pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) em parceria com a Secretaria de Estado da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa do Paraná (Semipi). O projeto, que visa apoiar mulheres em situações de vulnerabilidade e promover o empreendedorismo feminino, terá seu plano de ação lançado oficialmente no dia 6 de dezembro de 2024, às 13h30min, no Centro Catequético de Pinhão.

Na última quarta-feira (23), uma reunião foi realizada no gabinete do prefeito Valdecir Biasebetti para discutir os preparativos do evento. Estiveram presentes o Secretário de Administração Marildo Faustino, a Secretária da Mulher Eliana Rocha Passos Tavares De Moraes, Tatiane Corrêa Volupca De Almeida, Chefe do Departamento de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres, a vereadora e Assistente Social do IDR-Paraná Luzyanna Rocha Tavares, além de representantes da Unicentro, como a coordenadora-geral da Cátedra, professora Drª Loide Andréa Salache, o coordenador de Comunicação Social, Dr. Danny Jessé Falkembach do Nascimento, e o Pró-Reitor de Planejamento, professor Dr. Maurício João Atamanczuk. Também participaram membros da imprensa local, Geneci França e Vanderlei Martins.

O Projeto Cátedra e Seu Impacto Social

Lançado em 2022, o Projeto Cátedra de Empoderamento e Empreendedorismo Feminino (CEEF Unicentro) tem como objetivo central apoiar mulheres em situações de vulnerabilidade, combatendo desigualdades, violência doméstica e discriminação. Através de suas ações, o projeto promove o empoderamento feminino e incentiva o empreendedorismo, focando na construção de projetos de vida com base nos direitos humanos e na equidade de gênero. O projeto também busca contribuir para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU no Brasil.

O lançamento do plano de ação em Pinhão reforça o compromisso do município com o desenvolvimento social e o combate à violência contra as mulheres. Além disso, a ação é uma parceria que envolve várias esferas do governo estadual, incluindo as Secretarias de Segurança Pública (SESP) e de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI), que aderiram ao projeto em setembro de 2024.

Compromisso com a Igualdade e o Empreendedorismo

A deputada federal licenciada e Secretária de Estado da Semipi, Leandre Dal Ponte, destacou a importância de projetos como o CEEF Unicentro para garantir a promoção de políticas públicas efetivas em prol das mulheres. O projeto, que busca consolidar Pinhão como referência no estado, fortalecerá o papel das mulheres no mercado de trabalho e no empreendedorismo, especialmente aquelas que enfrentam desafios relacionados à violência e à discriminação.

Compartilhe

Veja mais