O engasgo é uma manifestação do organismo para expelir alimento ou objeto estranho que toma um “caminho errado”, durante o ato de engolir. É considerado uma emergência, e em casos graves, pode levar a consequências sérias. Sendo assim, agir rapidamente pode evitar muitas complicações.

Como agir em caso de engasgo em bebês?

Coloque o bebê de bruços em cima do seu braço, se possível tenha apoio sobre a perna, ou sente-se e faça cinco compressões (tapas) entre as escápulas (no meio das costas). Vire o bebê de barriga para cima em seu braço e efetue mais cinco compressões sobre o esterno (osso que divide o peito ao meio), na altura dos mamilos.

Tente visualizar o corpo estranho e retirá-lo da boca delicadamente. Se não conseguir, repita as compressões até a chegada a um serviço de emergência. É muito importante que de imediato posso ligar ou solicitar alguém que peça ajuda através dos telefones de emergência 192 SAMU, 193 Bombeiros ou 190 Polícia Militar. Após lograr êxito na desobstrução das vias aéreas, deve encaminhar o bebê para atendimento médico para análise do quadro.

Neste vídeo, o Cabo De Oliveira, formado em enfermagem, acompanhado do Soldado Kauss, o qual foi aluno durante período de formação do Curso de formação de praças do 16º BPM, demonstram como deve ser realizada a manobra de Heimlich.

Lembre-se esta manobra é para bebês e crianças pequenas para adultos a manobra é realizada de outra maneira.

Nos últimos meses percebemos um aumento significativo pelo 190, com chamadas de emergência com crianças engasgadas, na última semana tivemos dois atendimentos onde as equipes policiais lograram êxito na desobstrução das vias aéreas das crianças.

Conhecimento Salva Vidas!

Comunicação Social 16º BPM – Batalhão


Compartilhe

Veja mais