Vila Residencial Faxinal do Céu

Único espaço resguardado é a escola

Por Nara Coelho

No dia 19 de agosto de 2020, o Fatos do Iguaçu publicou a reportagem: Copel: Vila Residencial de Faxinal do Céu e Segredo em via de desativação., na época, fomos muito criticados e até chamados de sensacionalistas por algumas lideranças políticas.

Nove meses depois…

A empresa Copel assume publicamente em uma reunião que está desativando a Vila Residencial de Faxinal do Céu e irá colocá-la à venda.

Últimos acontecimentos

No dia 28 de abril, a pedido do presidente da Comissão de Direitos Humanos e da Cidadania da Assembleia Legislativa do Paraná, o deputado estadual Tadeu Veneri,PT, a Promotora de Justiça da Comarca de Pinhão, Lorena Almeida Barcelos de Albuquerque, realizou uma reunião, por meio de videoconferência com a presença do Diretor Administrativo Financeiro da Copel, Adriano Fedalto e da gerente da Vila Residencial da Copel, Joilze Brasil, Leandro Ferreira dos Santos, secretário municipal de Administração, o deputado Tadeu Veneri, e o presidente do legislativo municipal de Pinhão/PR, Israel de Oliveira Santos, entre outras representações.

O Ministério Público

A promotora de Justiça Lorena Almeida Barcelos de Albuquerque, publicou uma nota no site do Ministério Público do Paraná, onde registra que a 1ª Promotoria de Justiça de Pinhão instaurou procedimento administrativo para acompanhar a desativação da Vila Residencial e toda sua estrutura.

Na nota ela cita a necessidade de serem protegidos os interesses da sociedade, “Na reunião reforçou-se a necessidade de que a destinação da Vila da Copel leve em consideração os interesses da sociedade considerando a importância ambiental, histórico e cultural da região”.

Unicentro visita Faxinal do Céu

Visita a escola
Visita na escola/Foto: Naor Coelho/Fatos do Iguaçu

No dia 03 de maio, a convite da Comissão Pró Faxinal do Céu, formada por cidadãos e entidades pinhãoenses, o reitor da Unicentro, Fábio Hernandes, acompanhado das professoras Daniele Ukan, que é engenheira florestal e Aline Marques Genú, vice-diretora do campus Cedeteg, o procurador da universidade, Marcelo Rolão Moreira de Sá e Fábio Horst, coordenador do departamento de convênios e captação de recursos, realizaram uma visita conhecendo todas as estruturas de Faxinal do Céu, incluindo a escola nova, construída em 2020 pela Copel, que abriga alunos da educação básica das comunidades próximas à Vila Residencial e o Jardim Botânico.

Unicentro destaca o valor do Jardim Botânico

Visita ao Jardim Botânico
Foto: Naor Coelho/Fatos do Iguaçu

Após a visita dos representantes da Unicentro a toda a estrutura de Faxinal do Céu, aconteceu uma reunião no auditório Jacques Cousteau, onde estava presente o diretor de Administração e Participação, Adriano Fedalto, e o reitor Fábio, dirigindo-se a ele e aos demais representantes da Copel e aos presentes, primeiramente falou da importancia do Jardim Botânico para a pesquisa “A Unicentro é parceira no desenvolvimento da região, mas acredita que esse desenvolvimento passa pela pesquisa, até porque o desenvolvimento se dá através da pesquisa e da educação. O valor para a pesquisa que o Jardim Botânico representa com toda a sua reserva ambiental, é indiscutível, a sua reserva ambiental é única”, e completou “Esse espaço de pesquisa é essencial, fundamental, não pode em momento algum deixar de existir. A atuação da iniciativa privada é importante, mas desde que seja preservado esse espaço e a sua transmissão de conhecimento e garantido o direito de pesquisa a todos”.

Universidade propõe parceria

O reitor foi muito claro quando propôs uma parceria ”Para a Unicentro seria uma alegria muito grande estar parceira desse espaço, nós temos o mestrado e doutorado em Engenharia Florestal, em Biologia, hoje já atuamos em dois municípios orientando o trabalho com o ICMS ecológico e nossos relatórios têm sido muito bem aceitos nos órgãos regulatórios. Podemos aqui realizar muitos projetos”.

Reitor fez um pedido a Copel  

“Compreendemos a situação da Copel, mas gostaríamos que a Copel pensasse no Jardim Botânico e nos viveiros de uma forma diferente, manter esses espaços para a comunidade, fazer a parceria e trazer atividades da universidade voltadas às práticas, gerar projetos de extensão e pesquisa. Com o envolvimento do setor público se garante o acesso a todos.  Deixamos um pedido à Copel, que a empresa pense na possibilidade de parceria conosco, estamos aqui para somar”.

A reunião

A reunião
Foto: Naor Coelho/Fatos do Iguaçu

A reunião foi iniciativa da Comissão Pró Faxinal do Céu, teve início com a professora Jocelita Dellê explicando um pouco do que foi realizado até aquele momento.

Representando a comissão estavam também o empresário João Elio Andriola, o diretor da ACIAP – Associação Comercial e Empresarial de Pinhão, o empresário Naor Coelho.

Eric Agnes, engenheiro florestal que também faz parte da Comissão, expôs que eles decidiram lutar por Faxinal do Céu porque além da importância histórico cultural e ambiental não só da região, mas do próprio Estado, há a questão social, o bem-estar das pessoas que moram no entorno da Vila Residencial, que grande parte dela tem sua subsistência vinculada às ações da Vila Residencial.

O legislativo e o Executivo

O secretário municipal de Finanças, Cleverson Mühlstedt, que na ocasião representou o prefeito Jose Vitorino Prestes, repassou a todos que o executivo já vinha mantendo um diálogo com a Copel e que o município estava ali para contribuir e junto encontrar um caminho que levasse ao desenvolvimento da região e bem-estar dos munícipes.

Da Comissão Especial pró Faxinal do Céu, do legislativo pinhãoense estavam os vereadores Jean Henrique Dellê, MDB, Edson Adrian Pereira, PSB e o presidente do legislativo, o vereador Israel de Oliveira Santos, PT.

O vereador Edson ressaltou a questão da sobrevivência das pessoas, “Só vejo falar na preocupação social, mas as ações demonstram preocupação é com o mercado e a econômica. Mas a nossa preocupação é com os que vivem aqui, em relação à sobrevivência das pessoas não estamos vendo de verdade uma preocupação, é só demissão. O abandono da Vila pela empresa está atingindo diretamente a sobrevivência das pessoas. Peço que a empresa pense nessas pessoas e numa solução para a situação de forma rápida”.

Deputados participaram de forma remota

Os deputados estaduais Artagão Júnior, PSB e Tadeu Veneri, PT, participaram da reunião de forma remota e ambos parabenizaram a iniciativa do diálogo  e da importância que o espaço tem para o Paraná. Que é fundamental encontrar uma solução que garanta o desenvolvimento da região, que ambos estavam à disposição na Assembleia Legislativa do Paraná para auxiliar no que fosse necessário.

A advogada Thais Giselle Diniz Santos, da Comissão de Direitos Humanos e da Cidadania da Assembleia legislativa do estado também participou da reunião.

 Faxinal é obstáculo à produção de energia competitiva

Representando a Copel Geração e Transmissão S.A, estavam os superintendentes Carlos Eduardo Medeiros, de assuntos Fundiários e Meio Ambiente, Larissa de Moraes Gonçalves, Administrativo – financeiro, Joilze Brasil, gerente de departamento de gestão de vilas residenciais, o engenheiro florestal Murilo Lacerda Bardal.

Quem falou em nome da empresa Copel foi o diretor de Administração e Participação, Adriano Fedalto,  explicando que para a Anatel o setor de energia elétrica no país considera estruturas como as da Vila de Faxinal do Céu bens inservíveis em relação à geração e transmissão de energia.

Dentro desse contexto ele deixou claro que a Copel não pretende permanecer com a estrutura. “Nessa questão temos dois pontos, o primeiro, é o que a Copel fará com esse ativo de forma justa diante  do valor que a estrutura tem por ter servido todo esse tempo a empresa. Mas é preciso fazer algo, pois ele não pode atrapalhar o caminhar da empresa na produção de energia competitiva no mercado”.

Faxinal será vendido

diretor de Administração e Participação, Adriano Fedalto: “Hoje a empresa compreende que a melhor coisa a ser feita é um edital para colocar à venda toda essa estrutura” | Foto: Naor Coelho/fatos do Iguaçu

Diante dessa situação, a empresa Copel decidiu que toda a estrutura, incluindo o Jardim Botânico, será vendida, “Hoje a empresa compreende que a melhor coisa a ser feita é um edital para colocar à venda toda essa estrutura de forma que novos investidores façam uma melhor utilização de toda a estrutura e gere empregos e renda e desenvolvimento na região”, declarou Adriano.

 Adriano falou ainda que a empresa deseja construir o edital de forma coletiva, “Nossa proposta é construir esse Edital de forma coletiva, com a participação de vocês, até porque toda essa estrutura pode ser oferecida a investidores do mundo todo”.

Copel quer resolver a situação até o final de 2021

A empresa constituiu uma comissão que está estudando a questão e que já ficou determinado que tomando todos os cuidados a proposta é agir com agilidade para que a venda ocorra ainda esse ano, “Queremos organizar o edital para lançá-lo ainda esse ano, mas ele é um edital muito específico porque ele precisa garantir que o investidor permitirá o acesso à pesquisa por todos no Jardim Botânico, que promoverá a geração de emprego e renda na região”.

Adriano firmou o compromisso, “Fica aqui o nosso compromisso que o edital será construído junto com vocês, buscando essas garantias”.

A escola será resguardada

Na Vila Residencial há um estabelecimento de ensino que atende alunos da Educação Básica tanto do município como do estado.

Esse estabelecimento de ensino passou por uma grande reestruturação em 2020, com um investimento de quase 5 milhões de reais, realizado pela Copel.

Está situado num terreno que pertence 50% à Copel e os outros 50% ao município, “De maneira alguma a estrutura da escola entrará na venda. Claro, esse é ponto que convido as pessoas que estão aqui para formarmos uma comissão e discutir como poderemos resolver esse impasse. Mas garantimos que a manutenção da escola funcionando e atendendo os alunos da região é um dos pilares do nosso trabalho de montagem do edital da venda de toda as demais estruturas da Vila”, explicou Adriano Fedalto.

LEIA TAMBÉM:

Nomeados vereadores da Comissão Especial que acompanhará desativação do Faxinal do Céu

Governo do Paraná pode definir destino de Faxinal do Céu

Agoniza a Vila Residencial da Copel em Faxinal do Céu

 

 

Compartilhe

Veja mais