21 de fevereiro de 2020

EDITORIAL

                                Pequenas ações, grandes resultados

Há um tempo esse órgão de comunicação bate na tecla que o que vai fazer os municípios de Pinhão e Reserva do Iguaçu crescerem é um planejamento sério e com um olhar voltado para as potencialidades dos municípios e que o conjunto das pequenas ações trarão o crescimento e desenvolvimento. Além de estar sempre lembrando que, se cada um fizer a sua parte, mas, de forma articulada e integrada, as conquistas serão maiores e mais rápidas.

A reportagem sobre a safra de pepino é um exemplo muito claro, Emater, poder público e agricultores se uniram e trouxeram para dentro do municipio mais de meio milhão, o mais importante não é um ato único, isolado, não é um trabalho que gerará renda todo ano para a agricultura familiar, ou seja, as pessoas poderão planejar e investir nas suas propriedades, melhorar suas condições de vida no interior.

Automaticamente estarão girando a roda da economia no município, o meio milhão irá se espalhar pelos vários setores de serviços e comércio local, isso é promover crescimento. De quem são os louros de todos que se envolveram e fizeram o seu melhor para dar certo. Outra reportagem que mostra que as pequenas ações vão promovendo a melhoria de vida é da Feria do Agricultor, que com o envolvimento de vários setores se estabilizou, vem crescendo, melhorando em quantidade de produtos e qualidade, o que leva à melhoria da qualidade de vida dos pequenos agricultores e dos trabalhadores da cidade não só porque eles podem comer alimentos saudáveis e frescos, mas porque os produtores gastam o que ganham na cidade, gerando renda e empregos em outros setores da economia.

Assim é essencial que poder público, comerciantes e empresários, produtores da agricultura familiar, as cooperativas ligadas às produções agropecuárias e hortifrutigranjeiras e órgãos estaduais sentem e pensem juntos as ações para levar à melhoria de vida dos munícipes. Porque a tarefa de fazer os municípios crescerem, se desenvolverem e principalmente elevar a qualidade de vida de todos não é obrigação é dever de um ou de outro, ou responsabilidade maior ou menor. Essa é uma tarefa que pertence a todos e com igual peso.

Compartilhe

Veja mais