11 de outubro de 2019

EDITORIAL

Apenas um…

Essa semana tem brincadeira, tem sim senhor, pois tem o dia da criança. Criança é alegria, é energia, é barulho e correria, é tudo de bom. É beleza, singeleza e inocência. Criança precisa de cuidado e proteção e esse cuidado e proteção é dever de todos, familia, sociedade e Estado.

Essa semana, para brindar o dia 12 de outubro, foi realizado o I Seminário da Criança e Adolescência, que tratou e discutiu sobre o enfrentamento à violência, de como proteger as crianças que tem seus direitos violados, de como não vitimizar ou ainda cometer novas violências com essa criança ao institucionalizá-la.

Falou-se muito do prevenir, do trabalhar de forma que não se chegue à violação dos direitos. E falar de tudo isso é tratar de segurança pública. Promotores, juízes e autoridades foram humildes em reconhecer que quando uma criança é violentada em seus direitos é porque o Estado falhou, falhou não só com a criança, mas com a familia dessa criança.

Ponto muito positivo do Seminário é que lá estiveram as instituições públicas, vários profissionais que atuam na rede, por sinal profissionais da região, vieram trocar experiencias e buscar conhecimentos. Pessoal da saúde. Educadores, pais, poder público. Que bom, os novos e reeleitos conselheiros tutelares estavam lá e os não eleitos também.

Porém, ainda criança abusada sexualmente, espancada não é preocupação de todos. Pois por mais incrível que pareça, do legislativo, que ama falar e bradar sobre segurança pública, ninguém presente, talvez criança violentada e abusada em seus direitos não dê votos. Não vamos ser injustos um legislador compareceu em meio horário.

Como também não estiveram presentes os advogados, sentiu-se a falta deles, pois eles lidam e diretamente com a questão, também não se viu representantes dos que realizam a tarefa da segurança pública diretamente, que pena, eles poderiam contribuir e muito nas discussões. Mas o importante é que quem foi aproveitou, e muito, pois foram dois dias de aprendizagem.

Compartilhe

Veja mais