Foto: Nara Coelho/Fatos do Iguaçu

A escola foi campeã no Festival Guarapuava Abre as Cortinas

Por Nara Coelho

O 8º Festival Cênico – Guarapuava Abre as Cortinas, aconteceu em Guarapuava de 12 a 15 de novembro no Teatro Municipal. É promovido pela Cia Jones Guerra Produções Artísticas. Cerca de 20 cidades participaram do evento, que já está consagrado no estado.

Cada dia do Festival é dedicado a uma modalidade de arte, nele concorrem grupos amadores e profissionais.

Pinhão foi destaque na modalidade dança, com os alunos do Colégio Expressão, com o Projeto Celebre o Amor, com os alunos do 9º ano sob a orientação da professora Eloana Levinske, com a bela apresentação dos alunos do 3º ano, com a dança das Bonecas de Marionetes, a qual lhe rendeu o primeiro lugar.

COLÉGIO EXPRESSÃO

Nos três últimos anos o Colégio Expressão, que já tem uma história de 20 anos, se reinventou trazendo mais qualidade ao ensino e toda uma inovação pedagógica.

O Colégio hoje, com 286 alunos, segundo o orientador pedagógico Marildo Faustino Rodrigues, o objetivo é desenvolver os potenciais dos alunos, além do currículo oficial, são estimulados a vivenciar diversas experiências que lhes proporcionem descobrir e aperfeiçoar suas potencialidades, seja no campo da investigação científica, seja no campo das artes.

O Colégio desenvolve dois momentos que a cada ano estão sendo mais esperados pelos pais e pela própria comunidade, o que mostra o alto nível de aprendizagem dos alunos, a Festa Temática e a Mostra Pedagógica.

DANÇA DAS BONECAS DE MARIONETES

Esse ano a Festa Temática teve como tema O Circo, o que levou o professor de Artes Osvaldo Boeira da Cruz propor ao professor do terceiro ano do ensino fundamental, Gabriel Gonçalves de Lima trabalhar com sua turma a dança das Bonecas de Marionetes.

Osvaldo escolheu essa turma porque os 22 alunos são muito dedicados e com muita vontade de aprender. “É uma dança cênica, mistura arte visual, exigiu de nós professores e dos alunos muito estudo e planejamento”, detalhou.

Na dança as meninas foram transformadas em marionetes e os meninos, os controladores das bonecas. Na Festa Temática, a dança foi muito apreciada por todos. “É gratificante ser reconhecido pelo trabalho aqui dentro do colégio, pois a diretora Vania é sempre aberta a ouvir nossas propostas e aposta em nós e acredita muito nos alunos, bem como toda a equipe pedagógica do colégio e os pais”, ressaltou Osvaldo.

O FESTIVAL

Ao inscrever a dança, o objetivo era apenas levar os alunos a vivenciarem uma experiência nova, de se apresentarem num teatro e poderem assistir a outras danças.

MAIS QUE CAMPEÕES, FORAM DESTAQUE

Para os vinte e dois alunos foi uma imensa supressa ouvir que eles eram campões na modalidade dança infantil, pois para deixá-los mais tranquilos, os professores não contaram que era uma competição.

Além de ficarem em primeiro lugar, eles ganharam o troféu de destaque em dança em conjunto infantil. “O que realmente marcou foi ouvir dos jurados, que é especializado, que a criatividade, a ousadia da escola e o potencial dos alunos foram extraordinários, foi o nosso grande troféu”, falou e se emocionou o professor.

Os alunos Caroline Rocha Lopes, Eduardo Henrique Eckert, Pedro Henrique Valter Lima Oliveira Woter, que falaram em nome da turma, contaram que amaram e se deslumbraram com o palco, que deu um frio na barriga, que o medo de errar foi grande, mas que foi muito bom ter participado, que querem voltar mais vezes. E completaram, “O professor é exigente, mas é muito bom estudar aqui, no Colégio Expressão nós fazemos muitas coisas legais”.

Compartilhe

Veja mais