Professora Celina e uma das participantes

A primeira mostra online de dança do município de Pinhão/Pr “Vamos Dançar em Casa” foi promovida pelas secretarias municipais de Educação e Esporte, tendo por coordenadora a professora Celina Campos da Silva.  

As inscrições aconteceram de 10 a 17 de junho de forma online no dia 21, os inscritos postaram os vídeos nas redes sociais com a #vamosdançaremcasapinhao.  No dia 22 de junho, a banca julgadora analisou os videos. No dia 25 foram anunciados os 10 vídeos que mais se destacaram.

Proposta do Vamos Dançar em Casa

Celina explicou que em tempo de pandemia, o contato social, a reunião em grupo e o simples deslocamento de casa para algum estabelecimento torna-se um risco de contágio e transmissão do Covid – 19, “Devemos ao máximo nos cuidar e nos privar desses simples e rotineiros afazeres. Por outro lado, é importante que mesmo em casa as pessoas se movimentem, por isso a proposta da mostra de dança de forma online”.

Celina destaca que a proposta do “Vamos Dançar em Casa” foi de estimular a prática corporal por meio da dança e com isso levar as pessoas a se movimentarem e melhorar a qualidade de vida em tempos de pandemia.

Criatividade foi o ponto alto

O estilo das performances foi livre para possibilitar uma maior participação e análise dos jurados, o coreógrafo e diretor da Cia de Danças Magia das Ruas, professor Rodrigo, a professora pública e apaixonada por dança, Silma Aparecida Rocha Dellê, o professor mestrando em Educação, formado em Arte-Educação e Pedagogia, Leandro Cordeiro, observaram cada vídeo no item criatividade e desenvoltura na realização daquela dança, como o objetivo era estimular as pessoas a dançarem, aspectos técnicos e perfeição de movimentos não entraram na análise.

Categorias

A mostra foi dividida em 5 categorias e de cada uma foram premiados com medalhas dois vídeos destaques.

As categorias foram divididas por idades, Infantil: 3 a 5 anos; Junior: 6 a 12 anos; Juvenil: 13 a 18 anos; Avançado: a partir de 19 anos; 3ª idade: a partir de 60 anos.

Os 10 destaques

No domingo 25, junho foi realizada a entrega dos troféus aos 10 destaques, único ato presencial da amostra e para cada entrega foi marcado um horário diferenciado.

Na categoria infantil os vídeos destaque foram: Sarah Lara e Alana Sophia na infantil. Na categoria júnior, Eduardo de Camargo dos Santos e Amanda Soares Caldas, na juvenil, quem levou a medalha de destaque foi Maria Rita de  Kassia Bernardino e Jaquelini Silveira Pontes Gonçalves. Na categoria avançado, quem brilhou foi Brenda Luana Rocha e Vera Lúcia Gonçalves, na terceira idade, Lourdes Nunes.

Um destaque especial

O grupo de Dança Vibração, que é da Associação e Surdos do municipio de Pinhão teve uma participação muito ativa, vários integrantes do grupo mandaram vídeo, por isso a comissão organizadora, a banca julgadora deu ao grupo Vibração o troféu destaque pela participação.

Compartilhe

Veja mais