O projeto Ouro Verde Nosso Mate desde 2018 vem buscando estimular no municipio de Pinhão/Pr a produção organizada da erva-mate bem como estimular um melhor aproveitamento comercial desse produto, que tem naturalmente uma excelente qualidade no território pinhãoense. “O Projeto Ouro Verde-Nosso Mate tem 3 anos e agora começa caminhar e tomar forma”, destacou Beraldo Amaral, um dos coordenadores do projeto.
Segundo os envolvidos no projeto, a erva-mate do Pinhão tem propriedades e qualidade inigualável.
Entrega das mudas
O Observatório dos Sistemas Tradicionais e Agroecológicos da Erva-mate do Paraná está realizando um levantamento da situação da produção e comercialização do produto para poder intervir com iniciativa de estímulo à produção nativa e orgânica e o melhor aproveitamento desse rico produto na hora da comercialização.
Para incentivar os produtores rurais do municipio a preencherem cadastro de produtores de erva-mate, o projeto Ouro Verde havia anunciado que entregaria lotes de mudas aos 700 primeiros produtores pinhãoenses que realizassem o cadastro.
Arroio Bonito
Ao todo serão distribuídas 4 mil mudas, na sexta-feira, 17 de setembro, na localidade de Arroio Bonito, o projeto entregou as primeiras 1.246. “Mesmo com a chuva vários produtores compareceram ao encontro onde conversamos sobre o projeto, a produção da erva-mate, a importância do Observatório e do cadastro entregamos as primeiras mudas. Não foi possível entregar mais porque devido às chuvas o caminhão com as mudas não conseguiu chegar até o local da reunião”, contou Beraldo.
As mudas
As mudas são oriundas das sementes doadas que foram pra Copel, que é uma das parceiras do projeto, para fazer todo o processo de semear e produzir as mudas.” Infelizmente com a ocorrência desses frios muito fortes, ocorreu uma grande mortalidade de mudas já prontas, mas o importante é que mesmo com tempo chuvoso o pessoal compareceu e durante o encontro fez sol”, destacou Beraldo.
Novas entregas
Os coordenadores do projeto explicam que as mudas serão entregues pela ordem que foram realizados os cadastros. Os produtores cadastrados serão avisados quando estarão disponíveis e onde estarão estocadas. “Lembrando que a geada fez um grande estrago e causou enorme mortalidade de mudas. Por isso vamos entregar na medida que as mudas ficarem aptas para o plantio”, explicou Beraldo.
Ele deixou claro que quem não realizou o cadastro até o momento não receberá as mudas.
Agradecimentos
Beraldo fez questão de agradecer ao secretário municipal de Agricultura, Albino Ricardo dos Santos Neto e sua equipe, a Vigilância Sanitária, a Copel por meio do engenheiro florestal, Murilo Bardal, ao Ivan Oliveira do IDR, ao vereador, Jean Dellê, MDB e a Antonio Lucas, o apoio da comunidade e a todos que colaboraram para que o evento acontecesse.
Ainda agradeceu de modo muito especial a Gisele de Pádua S. Novakowski que no projeto representa o COMDER, aos parceiros do projeto COAFAPI, Observatório do Mate, SINTRAF, Jornal Fatos do Iguaçu, Casa Familiar Rural, Colégio Morski e Prefeitura.