Nos dias 29 e 30 será realizada a I Consulta Pública sobre o PME

Em 2014, o Brasil formulou o Plano Nacional de Educação (PNE) que determinou diretrizes, metas e estratégias para a política educacional por dez anos. A partir dele, os estados e municípios em 2015 formularam os seus Planos de Educação. Em Pinhão o PME – Plano Municipal de Educação,  estabeleceu que a cada três anos o mesmo deveria ser avaliado.

TEMA

Tendo como tema: Avaliando e Monitorando o Plano Municipal de Educação: Novos Desafios e subtema: (Re) Avaliando o PME 2015/2025  a Secretaria Municipal de Educação está convocando a comunidade escolar e a sociedade em geral para, nos dias 29 e 30 de maio terça e quarta-feira, pararem para discutir e analisar a implementação do PME nesses três anos e as estratégias que deverão ser revistas para os próximos sete anos do plano, já que o mesmo contém as metas e estratégias da educação pinhãoense para dez anos.

PROGRAMAÇÃO

A técnica da secretaria de educação Graciele de Fátima Amaral, que faz parte da Comissão Organizadora da I Consulta Pública do PME, explicou que na noite do dia 29 será realizada uma palestra com o professor da Unicentro, Aurélio Bona, que tem um grupo de pesquisa sobre os PME’s da região.

No dia 30, será lido e aprovado o regimento interno da Consulta Pública, no período da manhã os representantes serão separados nos 7 eixos que compõem o PME e os grupos estudarão os itens que compõem os eixos. A tarde será realizada a plenária que ira indicar e determinar as reformulações ou não do PME.

 CONSULTA PÚBLICA

Ela também explicou que, como esse ano não haverá a Conferência estadual e nacional, o próprio Núcleo Regional de Educação sugeriu que fosse realizada uma Consulta Pública, pois não haverá a necessidade de eleger os delegados.

PÚBLICO ALVO

Foi solicitado às escolas que enviassem representantes de professores, funcionários e da APMF ou pais. Que foram convidados representantes das entidades não governamentais organizadas, buscando ter uma representação da comunidade local

Por ser uma Consulta Pública, todo cidadão que desejar poderá participar do evento.

EXPECTATIVA

A secretária de educação municipal, Cida Chalegre, expôs  que está com uma grande expectativa em relação à Consulta Pública, pois, para ela, a realidade na qual o PME foi elaborado não condiz com a realidade hoje. ”A adequação nesse momento é importantíssima, tomara tenhamos um grupo bem disposto a discutir, a encaminhar a avaliação do PME. Pois o Plano é audacioso, mas hoje devido o congelamento para 20 anos, não se terá os recursos, que a principio se projetou a nível nacional”.

Compartilhe

Veja mais