Rev. Sandro

O voto é o privilégio que todo cidadão tem, de expressar sua vontade, sua preferência na escolha daqueles que serão os representantes do povo. Embora o voto seja obrigatório no Brasil (com algumas exceções), ele confere ao cidadão o direito de escolha. Portanto é sim uma conquista, por mais que alguns digam que se o voto fosse bom não seria obrigatório.

Imagine se todos os representantes fossem colocados lá sem o consentimento do povo, por imposição, certamente seria pior. Diante disso, o voto de cada cidadão é essencial, e sim, o voto de cada cidadão faz diferença. É claro que depois das eleições há cidadãos que ficam chateados devido a derrota de seus candidatos, outros festejam, mas no final todos precisam reconhecer que o voto fez, faz e fará toda diferença.

Há um grupo que prefere votar em branco ou anular seu voto, embora cada um tenha liberdade para fazer isso, é uma atitude contraditória e pequena, pois a isenção não existe, quem vota em branco ou nulo, ajuda aquele que chega ao poder, bem como, prejudica aquele bom candidato que não conseguiu chegar lá. Ser apolítico é uma visão política, não esqueça disso. Não votar não é indiferente, não votar não livra você das consequências das decisões daqueles que estão no poder.

Nenhum dos candidatos é perfeito, por isso cada cidadão, deve avaliar muitas coisas, para então depois de uma análise do histórico familiar, como é o relacionamento familiar do candidato, o legado do mesmo, está ou já se envolveu em alguma falcatrua, os valores e princípios que ele ou ela defendem, são os mesmos defendidos por você?

Todo cidadão deve votar de acordo com sua consciência, cuidando para não ser contraditório, votando em alguém cujos valores e princípios são contrários aos seus. Hoje, com a facilidade da internet, você consegue averiguar bem quem são, o que pensam, até o que tentam esconder, se é presente na região ou aparece apenas no ano eleitoral, se verdadeiramente luta por recursos e investimentos na região ou traz apenas migalhas, com essas e outras informações, conseguimos votar mais conscientes.

Lembrando de buscar a Deus em oração, para que Ele dê sabedoria e discernimento a cada um, na escolha dos futuros representantes de nossa região, estado e nação. Muito cuidado para não idolatrar candidatos e partidos, pois eles não são deuses, devem ser respeitados, mas não adorados.

Somente Deus deve ser adorado, Ele é a autoridade sobre todas as demais autoridades, Nele sim podemos confiar e pedir que abençoe os futuros governantes e representantes. Vamos nos preparar para a votação no domingão. Deus abençoe a todos.

Rev Sandro Carvalho Rodriguespastor da Igreja Presbiteriana de Pinhão


Compartilhe

Veja mais