reunião

Tem se tornando rotineiro o vandalismo nos cemitérios  da cidade do município de Pinhão/Pr, principalmente do que fica no bairro Vila Caldas, Frei Francisco.

Após uma série de denúncias, o Jornal Fatos em Ação fez uma reportagem mostrando que os vândalos quebram os vidros dos túmulos para roubar o alumínio, destroem capelas, além de ter se tornado um espaço de uso e comercialização de drogas.

Poderes e comunidade se reúnem

A pedido do vereador Elia Prestes, PP, a Câmara de Vereadores chamou uma reunião para discutir com o executivo e comunidade todos os problemas do Cemitério Frei Francisco na sexta-feira, 01 de julho, às 15 horas, tendo a participação do presidente do legislativo, Israel Oliveira Santos, PT, a vereadora Luzyanna Tavares Rocha e Pedro André Lupepsa do PSD, Vinicius Terleski de Oliveira, Podemos, Alexandro Camargo, PP.

Participaram também a presidente da Acomup, Vilma F. Kitcky, Silvania Lucht, Nilce Camargo e Marlene Ap. Ortiz levando as questões dos munícipes.

O secretário municipal de Obras, Osmar Luiz Piva, representou o executivo, posto que o cemitério municipal Frei Francisco é de responsabilidade da secretaria de Obras.

Pontos levantados

Além do vandalismo, foi abordada a precariedade da conservação e limpeza, autorização ambiental, a falta de terreno e o problema de pessoas possuírem terrenos no cemitério sem utilizar e vende-los por preços altos, que vão de 7 a 15 mil reais e a necessidade de ampliar o número de gavetas.

Pontos definidos

Em relação à limpeza, Piva explicou que nesse momento, para a área de limpeza e conservação, ele está sem funcionários.

Foram licitadas e nos próximos dias serão instaladas 5 câmeras de 360 graus para monitorar a movimentação dentro do cemitério, foi sugerido que as câmaras estejam ligadas à Polícia Militar e também a uma central acompanhada pelos vigias do cemitério com um número de telefone de conhecimento da PM, para que quando seja ligado para a policia ela atenda com rapidez.

Em relação aos terrenos, foi sugerido um recadastramento para averiguar quais os terrenos e túmulos que estão abandonados, para serem reintegrados ao município.

De comum acordo, em 30 dias acorrerá uma nova reunião para verificar se os encaminhamentos foram realizados.

Logo após a reunião, o Fatos em Ação entrevistou o presidente do legislativo, o vereador Israel. Assista a entrevista na íntegra clicando no link abaixo.

https://www.facebook.com/JornalFatos/videos/414611677089273

Compartilhe

Veja mais