: Ajornalista Amanda e a professora Liliana Porto | Foto: Naor Coelho/Fatos do Iguaçu

O projeto é desenvolvido com todos os alunos doColégio Izaltino

A professora LilianaPorto, da Universidade Federal do Paraná – UFPR, que é Chefe da Unidade de Cultura e Saberes Populares do MAE/UFPR, Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade Federal do Paraná, fez parceria com o Colégio Estadual do Campo Professor Izaltino Rodrigues Bastos, da localidade dos Ribeiros,para desenvolver com os alunos de todas as séries o Projeto “Histórias de Faxinais”.

O PROJETO

A ideia em “Histórias deFaxinais” é realizar um resgate das historias dos povos faxinalenses, Lilianaexplicou que o MAE tem a preocupação em buscar, preservar e divulgar a memória ea cultura do povo paranaense. “Mas temos pouco conhecimento, ou mesmo quasenada sobre os povos do interior do estado no museu de arqueologia etnologiacultura popular”.

Na área infanto-juvenil o material didático para estudo das questões dos faxinais é praticamente nulo, lembra a professora, assim, ela considerou que seria interessante abordar esse tema e realizar a criação de um livro infantil que tratasse da vida e historias desse povo. 

A proposta é que os alunos escrevam histórias sobre os faxinais, e com essas histórias será produzido um livro infantil.

O projeto “Histórias de Faxinais” será desenvolvido em quatro etapas. Na primeira, que aconteceu de 21 a 25 de maio, a professora Liliana, coordenadora do projeto, veio acompanhada da museóloga Ana Luísa de Mello, do fotógrafo Douglas Fróis, do bolsista de design, Vinícius Tumelero de Oliveira, que vai criar o visual do projeto e da exposição e apresentou o projeto à escola e aos alunos.

Durante a semana, eles estimularam os alunos a conversarem com as pessoas mais velhas, ouvirem suas historias colocando-as no papel em forma de redação.

Dessa etapa resultou um volume significativo de redações, que foram selecionadas para comporem o livro.

SEGUNDA ETAPA

Na semana de 22 a 26 de outubro a professora Liliana voltou a Pinhão com sua equipe a da museóloga Ana Luísa, fotógrafo Douglas e a jornalista, Amanda  para a realização da segunda etapa do Projeto.

Nesta etapa a professora Liliana contou que eles complementaram as redações. “Não é um concurso, a ideia é ter diversidade de idades, gênero e de representação das vivências dos faxinalenses” detalhou. E nessa semana as crianças ilustraram as redações.

JÁ PROVOCOU EMOÇÃO

Outra ação que foi realizada pela equipe da UFPR que está à frente do “Histórias de Faxinais” foi solicitar a autorização dos pais para a publicação dos  textos, em num deles, a aluna contou a história da própria mãe, “quando fomos levar o texto para a mãe ver e pegar a autorização dela para a publicação, a mãe se emocionou ao ler, e ao assinar a autorização, chorou de emoção, isso é bonito de vermos, a ideia é essa, é valorizar as historias dessa gente”, contou Liliana.

EXPOSIÇÃO

Na terceira etapa será realizada uma exposição no Colégio Izaltino com os objetos que relatam os usos, costumes e história da comunidade.

A equipe realizou a garimpagem dos objetos que comporão a exposição que será realizada no dia 28 de novembro.

A equipe caminhou pelos Ribeiros, mas também foi conversar com os moradores das localidades de Lageado Feio, Taquaras e do Assentamento Quinhão G1, “Caminhamos pelo interior, visitamos as pessoas, mas as crianças nos trouxeram muitos objetos, foi muito  boa a participação delas” ressaltou a professora.

A exposição será aberta a todos que desejarem irem na escola conhecer um pouco mais sobre os faxinalenses e prestigiarem o trabalho dos alunos do Colégio Izaltino.

QUARTA ETAPA

A exposição que será realizada no dia 28, será transformada em uma exposição itinerante, em forma de banners, serão confeccionados dois conjuntos dessa exposição, um será doado à Secretaria Municipal de Educação Cultura e  o outro ficará para o MAE, que ainda no primeiro semestre de 2019 será exposta no museu em Paranaguá e depois poderá percorrer outros municípios do estado.

Nessa etapa também acontecerá o lançamento e entrega dos livros produzidos pelos alunos, que está marcada para o mês de março de 2019.  Cada aluno do Izaltino receberá um exemplar e também serão doados para as escolas do município de Pinhão, totalizando 1.200 livros impressos.

O livro também será disponibilizado de forma virtual, pois assim se proporciona acesso a todos que queiram, garantindo sua difusão e eternidade.

FATOS DO IGUAÇU

As redações que não forem para o livro, serão digitalizadas e formarão um compêndio. O projeto “Historias de Faxinais” fez uma parceria com o jornal Fatos do Iguaçu para que algumas delas sejam publicadas no jornal.

Compartilhe

Veja mais