Live Ensino Médio

Por Nara Coelho

Nesta terça-feira, 29 de junho, às 17h30min o deputado estadual Tadeu Veneri, PT estará junto com as professoras Dra. Monica Ribeiro da Silva, pesquisadora do CNPQ, Verônica Yurika Mori, que é também socióloga e Edimara Domingues de Oliveira, participante do coletivo de Humanidades, discutindo e conversando com os educadores sobre a implantação da Reforma do Ensino Médio no Paraná. “Convidamos todos os educadores para participarem e darem suas contribuições, pois a educação é a base da formação humana da população, é ela que dá ao sujeito a liberdade de escolha e direcionamento de sua vida e promove o desenvolvimento das comunidades e sociedade”, declarou o deputado.

A Live é promovida junto com o Coletivo Humanidades o NESEF<UFPR e com o Observatório do Ensino Médio.

Os debates serão sobre as minutas e deliberações do Conselho Estadual de Educação, tendo como foco os prejuízos que a reforma está provocando na formação da juventude paranaense e no trabalho dos docentes.

Em 2017, através de uma medida provisória, o governo federal determinou a Reforma do Ensino Médio, que é um conjunto de novas diretrizes que alteraram a estrutura do Ensino Médio, pela Lei 13.415/2017.

Os principais pontos da Reforma são a flexibilização do currículo, que permite ao aluno direcionar seus estudos à área de maior interesse, e a aproximação com o mercado de trabalho.

Principal mudança

 Está no currículo que, com uma seleção de conteúdo a serem abordados nas disciplinas, já que até a data anterior a lei não havia uma base mínima comum nacional.

Agora o Ensino Médio passa a ter a BNCC, a Base Nacional Comum Curricular, que é um documento de referência para os conhecimentos considerados indispensáveis a todos os alunos da educação básica. A BNCC estabelece as habilidades e competências fundamentais para cada etapa de ensino da educação básica, sendo obrigatório o seu cumprimento.

No Paraná

As mudanças nas escolas deveriam começar em 2018 e organizadas pelos estados, já que esses são responsáveis por essa etapa do ensino, essa deveria acontecer de forma gradual.

Entre os dias 2 a 28 de fevereiro desse ano, a Secretaria da Educação promoveu uma consulta online sobre o Referencial Curricular do Novo Ensino Médio.

Mais de 2.000 educadores responderam a um questionário referende à reforma, segundo a SEED Secretaria de Educação do Paraná.

A APP, Sindicato dos Professores do Paraná, questiona o instrumento utilizado pela SEED alegando que as questões eram fechadas, sem a possiblidade de uma participação analítica mais ampla.

No dia 31 de março, o presidente do Conselho Estadual de Educação do Paraná, João Carlos Gomes, recebeu o Referencial Curricular para o Novo Ensino Médio Paranaense (RCNEM)  das mãos do Secretário de Estado da Educação e do Esporte, Renato Feder.

Compartilhe

Veja mais