Agência Sicredi Pinhão faz coletiva para apresentar os ODS

Informe Publicitário: O Sistema Sicredi sempre teve em sua missão ser mais que uma Cooperativa de Crédito, a proposta sempre foi levar o desenvolvimento e a melhoria da qualidade de vida para a região onde se inseriu.

Quando se fala em desenvolvimento, o Sicredi prima para que esse desenvolvimento seja sustentável.

Sicredi e Smurfs se unem para promoção dos ODS

Os Smurfs são os embaixadores da Agenda 2030 da ONU e dos ODS, Objetivos Desenvolvimento Sustentável, querendo mostrar a importância de pequenas ações que podem gerar grande impacto positivo para uma sociedade mais justa e próspera.

O Sicredi é primeira instituição financeira cooperativa do país e integrante do Pacto Global a reforçar ainda mais a promoção das metas propostas pela Organização das Nações Unidas (ONU) para um mundo melhor.

Além das mensagens dos Smurfs, as animações ainda trazem imagens de ações realizadas pelas cooperativas nas comunidades e que estão diretamente ligadas aos Objetivos. “Reforçamos que o Sicredi tem como princípio os ideais dos fundadores com conceitos sólidos como solidariedade e colaboração e que esses diferenciais são uma alternativa ao sistema financeiro tradicional para o associado da mesma forma que impactam positivamente as comunidades onde estamos inseridos”, explica o presidente da Sicredi Planalto das Águas PR/SP, Fabio Peterlini.

Lançamento do Projeto

Na Semana dos Objetivos Globais, entre 17 e 26 de setembro para promover reflexões, divulgar ações e boas práticas das cooperativas Sicredi que visam o cumprimento da Agenda 2030.

Com a parceria, a instituição financeira cooperativa lança no dia 17 de setembro o site Sicredi e Smurfs, https://www.sicrediesmurfs.com.br/   desenvolvido especialmente para o projeto, com conteúdo sobre os ODS. Também serão divulgados vídeos protagonizados pelos Smurfs, e com imagens reais de iniciativas do Sicredi que estão contribuindo com os ODS.

Confira um dos videos: https://www.youtube.com/watch?v=enKJC7mijBE

Os vídeos estão disponibilizados tanto no site oficial do projeto quanto nas redes sociais das 31 cooperativas de crédito do Sicredi que atuam nos estados do Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro, como a Sicredi Planalto das Águas PR/SP e nos canais oficiais do Sistema Sicredi.

Agência Pinhão

O gerente da Agência Sicredi Pinhão/Pr. que compõem o Sicredi Planalto das Águas PR/SP, Giovani Chinaider, convidou o Fatos do Iguaçu e mais alguns representantes dos meios de comunicação do municipio para acompanhar o lançamento da Semana dos Objetivos Globais e da parceria entre a Cooperativa e os Smurfs.

Equipe Sicredi Pinhão

Equipe da Agência Pinhão | Foto: Nara Coelho/Fatos do Iguaçu

No lançamento que aconteceu de forma online o presidente do Sicredi Planalto das Águas reforça que a instituição integra o Pacto Global desde fevereiro de 2020 e que, ao longo dos anos, muitas iniciativas vêm sendo desenvolvidas pela cooperativa visando a construção de uma sociedade mais próspera.

Segundo pesquisa divulgada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), o cooperativismo de crédito incrementa o Produto Interno Bruto (PIB) per capita dos municípios onde atua em 5,6%, ao criar 6,2% mais vagas de trabalho formal.

A diretora do Fatos do Iguaçu Nara Coelho recebe do gerente Giovani Chinaider o brinde

Tadeu Komar. diretor da Adesp recebe do gerente Giovani Chinaider o brinde

Ao final do evento foi entregue aos participantes um brinde, uma linda caneca que lembra os 17 Objetivos Desenvolvimento Sustentável e a responsabilidade de todos com eles:  “Juntos pelo Desenvolvimento Sustentável”.

Ações que o Sicredi já realiza

A principal iniciativa de responsabilidade social do Sicredi, o Programa A União Faz a Vida (PUFV), propõe há mais de duas décadas a utilização de pedagogias ativas e uma metodologia de projetos para a educação integral de crianças e adolescentes. Conectada ao ODS 4, que aborda a educação de qualidade, o projeto nacionalmente já impactou mais de 150 mil crianças e adolescentes. Alinhadas ao oitavo ODS, estão as ações de educação financeira oferecidas pela cooperativa por meio de oficinas voltadas a crianças, jovens e adultos da comunidade.

Igualdade de Gênero

A igualdade de gênero, proposta no ODS 5, também tem mobilizado a atuação da Sicredi Planalto das Águas PR/SP. O apoio e a capacitação às lideranças femininas facilitaram a formação do Comitê Mulher. O resultado desse trabalho está refletido no aumento de mulheres eleitas como coordenadoras de núcleo e conselheiras nas cooperativas.

Diretamente na Questão Ambiental

O Sicredi realizou ações e modernizações que levou a  compensar mais de 27 mil toneladas de gases de efeito estufa (GEE) lançados entre 2015 e 2019 pelas operações das agências nos estados do Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro. A iniciativa é realizada a partir de inventário realizado com a metodologia internacional GHG Protocol.

Energia solar em suas mãos

Além do Sicredi oferecer uma linha de crédito especial para as pessoas adquirir e instalar sistemas de energia fotovoltaica (energia solar).

Segundo o gerente da agência da Sicredi de Pinhão, Giovani, ao instalar a energia fotovoltaica a pessoa já percebe nas despesas domésticas uma grande redução com os gastos em relação à energia.  No início a própria economia pagará o investimento para a colocação do sistema.

Ações Sociais

Entre outras ações está o Dia C, dia do Cooperativismo, tem beneficiado a população mais vulnerável, especialmente a impactada diretamente pela pandemia”, afirma o diretor executivo da Sicredi Planalto das Águas PR/SP, Valmir Dzivielevski.

 

Compartilhe

Veja mais