Francisco Carlos Caldas

Resiliência: o que é o que você precisa saber sobre suportar as adversidades. Resiliência é a capacidade de se adaptar em situações difíceis ou de fontes significativas de estresse. Na prática, quer dizer que diante de uma adversidade, a pessoa utiliza sua força interior para se recuperar. É a capacidade de voltar ao estado normal. No campo da psicologia, resiliência significa resistência ao choque, à adversidade.

Na administração e no ramo corporativo, a resiliência é a qualidade dos colaboradores flexíveis, aptos a se reinventarem, adaptarem-se e solucionarem problemas criativamente.

Aliás, a flexibilidade é uma característica fundamental para a resiliência. É comum a analogia com os bambus centenários, que conseguem resistir à força do vento por sua flexibilidade.

Quando  meditamos e escrevemos sobre flexibilidade, nos vem à mente, lembrança, do que ouvimos na madrugada do dia  3/10/1992,  de que não tínhamos jinga, jogo de cintura. É aquela velha história do  quem joga limpo, age com sinceridade e busca de verdades, arruma indisposições, desafetos, pois, o povo é carente, gosta e precisa de agrados, cafunés, presentes, só que é difícil conciliar isso  sem: fingimentos, “faz de conta”, “me engana que eu gosto”, para não dizer hipocrisia.

Hoje muita gente e principalmente políticos estão insatisfeitos com a nossa atuação  como servidor público, e nós também muito insatisfeitos com  agentes políticos, com honrosas exceções, e na linha do “Bala troca não dói”, e necessidade de ambos os lados terem que ser ou estar resilientes

Quando estivemos Vereador na legislatura 2013-2016, a nossa atuação ficou fragilizada por estar  em muitas peleias literalmente sozinho. Já nas legislaturas 1989-1992 e 1997-2000, os tempos eram outros, e o contexto  era muitas vezes melhor em ternos de ambiente, coerência, supremacia de interesse público e princípios da eficácia e eficiência.  A lógica pelo  aumento da estrutura, funcionários, acesso a informações e conhecimentos, avanços tecnológicos existentes, era para as coisas estarem melhores em todos os aspectos, mas em certos setores como política e educação, constatamos maiores facilidades, benesses  e retrocessos. E isso tudo tem muita a ver com uma espécie de FALÊNCIA ou crise FAMILIAR de um enfoque que vimos e ouvimos  já algumas vezes no facebook, e digno de reflexões.

Já meditamos e escrevemos sobre resiliência numa abordagem publicada na edição nº. 830 de  13/01/2018 do Jornal Fatos do Iguaçu e 5 anos se passaram e o assunto continua atual e palpitante.

Resiliência é para nós em síntese e outras palavras, uma espécie de “dançar conforme a música”, mas sem: cair na gandaia,  mediocridade, abandonar princípios ou nivelamentos por baixo.

Esta reflexão é também uma homenagem ao Dia do Trabalho/do Trabalhador, e um exercício físico e mental, para retardar infarto de miocárdio, AVC, e exercício contra  o temível Mal de Alzheimer.

(Francisco Carlos Caldas, advogado,   CIDADÃO municipalista).

      Clique  👉 AQUI   – PARA LER OUTROS ARTIGOS

 


Compartilhe

Veja mais