Chefe do Departamento de Políticas e Tecnologias Educacionais, Eziquiel Menta.  Foto: Hedeson Alves

Agência de Noticias do Paraná – Os 70 mil professores da rede estadual de ensino agora possuem uma conta personalizada do Google que possibilita acesso a vários serviços online para uso pedagógico. O acesso pode ser feito em tablets, computadores ou smartphones de qualquer sistema operacional pelo endereço https//www.escola.pr.gov.br. A novidade é resultado da parceria entre o Governo do Paraná, por meio da Secretaria de Estado da Educação, com a empresa norte-americana.

A conta foi desenvolvida pelas equipes técnicas do Departamento de Políticas e Tecnologias Educacionais e do Núcleo de Informática e Informação, da Secretaria da Educação e, também, da Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar) para professores do Quadro Próprio do Magistério que atuam nas escolas estaduais, Núcleos Regionais de Educação, na sede da secretaria e no Instituo Fundepar.

“Mais uma iniciativa do Governo do Paraná que possibilita uma gama quase infinita de ferramentas online aos nossos professores para uso pedagógico e que vai inserir ainda mais o processo de ensino e aprendizagem no mundo tecnológico”, disse a secretária da Educação, Ana Seres.

O chefe do Departamento de Políticas e Tecnologias Educacionais, Eziquiel Menta, explicou que a novidade é uma continuidade do programa Conectados, criado em 2016. “Foi uma opção para melhorar a comunicação entre os professores e alunos inseridos no Conectados. Destacamos o serviço de e-mail, o armazenamento de arquivos em nuvem com espaço ilimitado e, principalmente, um ambiente virtual de aprendizagem que agrega múltiplas funcionalidades”, disse Menta.

CONECTIVIDADE – No @escola o docente tem a possibilidade de utilizar um ambiente virtual de aprendizagem que permite o arquivamento das aulas, compartilhamento de materiais pedagógicos para alunos e colegas, desenvolver documentos online de maneira colaborativa, além de blogs e sites em uma nuvem com espaço ilimitado.

Na conta os profissionais podem ainda instalar plugins que permitem, por exemplo, elaborar e corrigir provas e enviar o feedback para os alunos por meio de um grupo de contatos das turmas em que o profissional leciona.

“O @escola permite ao professor acessar conteúdos de onde estiver, em seu computador pessoal, tablet ou smartfone. Também é possível elaborar e desenvolver trabalhos em grupo, corrigir, orientar e fazer interações com os alunos”, disse Menta.

E-MAIL – Os professores também terão um e-mail com a interface do Gmail, mas com as funcionalidades do e-mail institucional da Secretaria de Estado da Educação e com ferramentas que o serviço de e-mail (gratuito) da Google não tem, como a confirmação de leitura. O professor pode selecionar o e-mail institucional ou o Gmail particular para uso diário. “Se o professor tiver uma conta no @Escola, não precisa ter um Gmail para acessar celulares Android, basta fazer o login com o e-mail da sua conta”, lembrou o chefe do Departamento de Políticas e Tecnologias Educacionais.

PRIMEIRO ACESSO – Os professores que ainda não possuem o cadastro devem solicitá-lo junto à Coordenação Regional de Tecnologia Educacional do seu Núcleo Regional de Educação. A Secretaria de Estado de Educação também preparou uma série de tutoriais com passo a passo de como utilizar as ferramentas disponíveis na conta. Os vídeos explicativos estão disponíveis no www.educacao.pr.gov.br.

Para acessar o e-mail o professor deve fazer o acesso no endereço https//www.email.escola.pr.gov.brque será direcionado para o login do Gmail.

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