Seja Incrivel na internet

Conheça o programa do Google que ensina fundamentos de segurança on-line e cidadania digital

O mundo virtual é um mundo enorme e sem fronteiras e, apesar de parecer seguro porque estamos acessando dentro de casa, as crianças e jovens podem sofrer aliciamento infantil (grooming), ter acesso a conteúdo inapropriado, sua privacidade invadida, cyberbullying e, se para adultos já é difícil saber diferenciar entre verdades e mentiras, imagina para eles.

Para tentar combater tudo isso, é extremamente essencial que pais e educadores conversem sobre tais temas com seus filhos e alunos e o Google resolveu dar uma ajuda nisso.

O programa Seja Incrível Na Internet (do inglês Be Internet Awesome) foi desenhado para preparar crianças e adolescentes sobre os riscos relativos ao comportamento on-line.

Obs: para ativar as legendas em Português, clique no ícone de “configurações” na parte inferior do vídeo, selecione legendas à traduzir automaticamente à português

Anualmente o Google promove uma pesquisa com pais e professores e descobriu que a idade média daqueles que acessam celulares conectados à Internet é de 9 anos; que a maior preocupação dos pais entrevistados é o acesso a conteúdo inadequado para a idade dos filhos; que 63% dos professores afirmam que segurança e cidadania digital fazem parte do currículo da escola em que atuam; e 83% desses mesmos professores acreditam que o tema deveria ser melhor discutido também pelas famílias em casa.

É justamente essa lacuna que o programa do Google, Seja Incrível Na Internet, busca preencher, incluindo um Currículo para professores, com aulas sobre educação midiática e de combate à desinformação, e um Guia para a Família direcionado a pais e filhos. Além disso, ensina como identificar sites confiáveis e informações intencionalmente falsas.

O Guia para a Família criado pelo Google fornece as ferramentas e os recursos para aprender sobre segurança e cidadania on-line e facilitar a incorporação de bons hábitos digitais na vida cotidiana.

Programa Seja Incrivel na Internet, capa do Guia da Familia
capa do Guia da Família | Crédito: reprodução

Através de um jogo chamado Interland, o Seja Incrível na Internet oferece atividades desafiadoras que ensinam para os pimpolhos, lições de segurança digital de um jeito divertido.

 interface do jogo Interland
 interface do jogo Interland | Crédito: reprodução

Segundo Valdir Leme, diretor de marketing do programa Seja Incrível Na Internet no Google Brasil, “O objetivo do programa é garantir que todo jovem saiba como identificar ameaças, proteger sua privacidade, denunciar conteúdo impróprio e, finalmente, como ser ele próprio uma presença positiva na Internet… Para isso, é fundamental que os pais saibam como manter um diálogo aberto com seus filhos; bem como professores e educadores tenham acesso ao material necessário para compartilhar esse conhecimento na sala de aula”.

Para Margarita Abella Hernandez, especialista em educação de segurança do Google, “é importante que os pais estejam bem-informados sobre os riscos, mas que também consigam apoiar e dialogar com seus filhos para estabelecer regras de uso razoáveis e criar um canal de confiança para ouvi-los ou, mesmo, para denunciar conteúdo ou criminosos”.

Mas os esforços do Google não param por aí.

Para combater o acesso a conteúdo inapropriado, a empresa oferece ferramentas de busca, como o SafeSearch, que permitem aos pais e responsáveis filtrar conteúdos que considerem inapropriados para seus filhos.

Para saber qual conteúdo é adequado para o estágio de desenvolvimento específico da criança, os pais e responsáveis podem usar a ferramenta Family Link, que ajudará a definir limites e estabelecer regras (como acesso a conteúdo, tempo de uso, etc.) para orientar seus filhos.

Para ter acesso a todo o conteúdo do Seja Incrível na Internet, basta clicar AQUI.

Fonte: Google, Olhar Digital

Compartilhe

Veja mais