VACINAS cOVID-19

Por Nara Coelho

Segundo pronunciamento do governador do Paraná, Ratinho Junior, PSD, na coletiva realizada no dia 4 e maio, o Estado vai vacinar 32.760 trabalhadores da educação do total estimado de 210.897 mil profissionais da educação. Os 32 mil que serão vacinados corresponderão a 15,5%.

No município de Pinhão as vacinas começam a ser aplicadas nesta segunda-feira, 17 de maio.

Quem toma a vacina

Todos os trabalhadores da educação, ou seja, professores, equipe pedagógica e diretiva, trabalhadores que atuam no setor administrativo e de manutenção e limpeza que estejam atuando nos estabelecimentos de ensino.

Serão vacinados os trabalhadores do setor privado e público tanto da rede municipal como estadual.

Profissionais de 55 a 59 anos

Para o município de Pinhão, nesse momento vieram 105 doses. Nessa primeira fase, como em todo Paraná, serão vacinados os profissionais da educação da faixa etária de 55 a 59 anos que estão na ativa, ou seja, não podem estar de licença.

Nesse momento não serão vacinados os motoristas que realizam o transporte escolar e nem os profissionais que atuam no terceiro grau.

É preciso levar a declaração da escola

Para os trabalhadores da educação na faixa etária de 55 a 59 anos e atuando tomarem a vacina contra a Covid-19, deverão levar a declaração de atuação nas escolas, que está disponibilizada para as direções e no site da prefeitura municipal de Pinhão.

A mesma deverá ser assinada pelo responsavel do estabelecimento de ensino e esse poderá responder caso forneça declaração a trabalhadores que estão fora da faixa etária ou não estejam na ativa.

Além da declaração precisa levar a carteirinha de vacinação e um documento pessoal como o RG ou carteira de motorista.

Atenção

Como para os trabalhadores da educação a etapa da vacina contra a influenza H1N1, a da gripe e da Covid-19 está coincidindo, os trabalhadores devem dar prioridade à vacina contra a Covid-19. Entre uma vacina e outra deve ser dado um intervalo de 15 dias.

Quem já foi contaminado

Os trabalhadores de educação que já contrariam o vírus devem se vacinar também. Contudo, deve ser dado um intervalo de 30 dias entre a contaminação e a vacinação.

Terá vacina

As enfermeiras coordenadoras da vacinação contra a Covid-19, Vanessa Nerone e Muriel Boeira, avisam os trabalhadores da educação que tomaram a vacina da gripe precisam esperar 15 dias para tomar a da Covid-19 e aqueles que adquiriram o virus que terão de esperar por 30 dias, não precisam se preocupar que a vacina deles está garantida. 

Também podem tomar a vacina

Além da vacinação dos trabalhadores da educação, continuam sendo vacinadas com a 1ª dose as pessoas com comorbidades, cadastradas no BPC, (Benefício de Prestação Continuada) entre 50 a 54 anos.

Pessoas com síndrome de down, acima de 18 anos.

2ª Dose

As pessoas com 60 anos ou mais que receberam a 1ª dose há mais de 25 dias da vacina Coronavac.

As pessoas que tomaram a 1ª dose da vacina Astrazeneca há 3 meses.

LEIA TAMBÉM:

Vacinação da H1N1 para professores e idosos já iniciou

Câmara Municipal de Reserva do Iguaçu volta a sessão sem público

Vereadora Luzyanna testa positivo para Covid-19

 

Compartilhe

Veja mais