Vacinação da Gripe

A vacina da gripe é tão importante quanto da Covid-19

Por Nara Coelho

Desde dia 11 de maio iniciou a segunda etapa da vacinação contra a influenza H1N1, ou da gripe, como a população costuma se referir a essa vacina.

Quem vacina na segunda etapa

Já podem receber a vacina da gripe as pessoas de 60 anos acima. Os professores tanto da rede pública como da rede privada.

Tanto os professores como as pessoas acima de 60 anos devem se dirigir ao Posto Central para vacinar-se.

O que precisa levar

As pessoas com mais de 60 anos devem levar a carteirinha de vacinação e um documento pessoal.

Os professores devem levar uma declaração da escola onde lecionam, um documento pessoal e a carteirinha de vacinação.

Cuidados

As pessoas que foram contaminadas pelo vírus da Covid-19 devem esperar 30 dias para receber a vacina da H1N1.

Entre uma vacina e outra é preciso dar um intervalo

Quem receber a vacina da gripe deve dar um intervalo de 15 dias para  a da Covid-19, mesma situação se alguém já tiver recebido a da Covid-19, deverá aguardar também o intervalo de 15 dias para a da influenza H1N1.

No dia 11 iniciou a vacinação para os idosos e professores, mas, a primeira etapa foi para vacinar as gestantes e puérperas, e crianças de 6 meses a 5 anos 11 meses e 29 dias.

Quem faz parte da primeira etapa e não se vacinou, deve procurar o Posto Central para ser vacinado.

700 crianças ainda precisam ser vacinadas

No municipio de Pinhão/PR 700 crianças ainda não foram levadas por seus pais para receber a vacina da gripe, o enfermeiro Samoel Ribeiro, coordenador da sala de imunização, lembra aos pais que é muito importante para garantir a proteção a saúde da criança que ela receba essa vacina.

Vacinas de rotina devem ser feitas

 Samoel lembra aos pais que mesmo com a pandemia as vacinas de rotina devem ser aplicadas nas crianças, “Temos observado uma baixa nos índices das vacinas de rotinas nos bebês e crianças, é preciso que os pais tragam as crianças para se vacinarem, aqui na sala de vacinação é seguro e rápido, mais do que nunca precisamos evitar que as crianças fiquem doentes de doenças que poderiam ser evitadas com as vacinas de rotina”.

Carteirinha de vacinação é essencial

Todas as pessoas devem cuidar e guardar bem a carteirinha de vacinação, pois ela é um documento, inclusive, os adultos têm também vacinas de rotina a serem tomadas e devem tomá-las.

Samoel pede às pessoas que estão indo para a vacinação da H1N1 ou outra vacina que, se tiver mais de uma carteirinha de vacinação, que levem todas. “Infelizmente, é comum as pessoas chegarem aqui na sala de vacina sem a carteirinha e dizer que perdeu, ela é um documento, é um retrato da vida vacinal da pessoa, assim, deve ser bem guardada e quem tem mais de uma deve trazer todas para que possamos organizar tudo em uma só e ver se a pessoa está com as vacinas em dia”.

LEIA TAMBÉM:

Vereadora Luzyanna testa positivo para Covid-19

Pinhão ultrapassa 2000 casos de Covid:19

Câmara Municipal de Reserva do Iguaçu volta a sessão sem público

 

 

Compartilhe

Veja mais