Por Nara Coelho
O PSDB realizou sua convenção na sala de reuniões da Câmara de Vereadores do municipio de Pinhão/PR, na manhã desta quarta-feira (16).
Quem chegou no saguão da Câmara de Vereadores por volta das 11 horas se assustou, pois havia várias pessoas de diversos partidos, inclusive os pré-candidatos do PSC, Acyr das Neves e do PSD o ex-prefeito Dirceu de Oliveira. Percebia-se uma agitação e um clima tenso no saguão, que foi ampliado quando iniciou a convenção do PSDB.
A CONVENÇÃO
Vários dos representantes dos partidos Cidadania, do PTB, do PSD e do PSC, até mesmo os pré-candidatos Dirceu e Acyr entraram na sala de reunião para acompanhar a convenção. O número de visitantes quase superava o dos filiados do PSDB.
O presidente do PSDB, Ezequiel da Silveira Liber declarou aberta a convenção. Em seguida nomeou o advogado, Roni L. Walter Lima, para ser o secretário e redigir a ata da convenção.
PRIMEIRA SURPRESA
Em seguida o presidente Ezequiel comunicou que o partido não teria chapa de vereadores e para a majoritária tinha duas propostas, uma de apoiar o pré-candidato José Vitorino Prestes, do PSB e a outra de apoiar o pré-candidato do PSD Dirceu de Oliveira.
O que foi uma surpresa, já que no periodo pré convenção o partido tinha firmado apoiar o pré-candidato do PSC Acyr da Neves, compondo na chapa majoritária.
A VOTAÇÃO
O presidente colocou as propostas em votação, ao perguntar: Os que acham que o PSDB deve coligar com o Vitorino, do PSB se levante os demais permaneçam sentados, ele e mais uma filiada se levantaram, tendo assim a coligação com o PSB dois votos.
Ao perguntar quem desejava a coligação com o Dirceu de Oliveira, quatro filiados se levantaram, com dois votos a mais a convenção definia que o PSDB coligava com o PSD.
PRESIDENTE ABANDONA A CONVENÇÃO
Em seguida, o secretário orientou o presidente que ele deveria declarar encerrada a convenção. Ezequiel, parecendo ter recebido uma ligação se levantou e saiu da convenção.
Todos os presentes permaneceram ali, em um clima extremamente tenso. Após uma espera de uns quinze minutos, o secretário do partido Cidadania Jonatan Tim, saiu da sala de reuniões, voltou e disse para o tesoureiro do PSDB, José Carlos Borges, “O presidente não está mais na Câmara, levante e declare encerrada a convenção”.
José Carlos então levantou e declarou a convecção encerrada. O secretário do Cidadania Jonatan e o advogado Roni ficaram encerrando a ata e eles a enviaram ao TRE.
Clique AQUI e baixe o aplicativo da WEB RÁDIO FATOS