Redação Fatos do Iguaçu
No dia 11 de novembro de 2020 o ex-secretário de Saúde do município de Pinhão-Pr, Ivonei Lima divulgou áudio de esclarecimento sobre o pedido de desligamento do CISGAP- Consórcio Municipal de Saúde Guarapuava-Pinhão-Turvo que o município participa desde 2005. Segundo o secretário, o principal motivo é que o munícipio paga duas taxas administrativas muito altas por participar também do CIS Centro-Oeste-Consórcio Intermunicipal, que presta o mesmo serviço e com muito mais qualidade e isso vinha trazendo prejuízos. Com a economia da taxa paga ao CISGAP seria possível adquirir mais serviços junto ao CIS-Centro Oeste.
Nova gestão
No dia 04 de janeiro, o atual secretário Alain Cesar Abreu esteve representando o prefeito José Vitorino Prestes,(PL), em uma reunião no CISGAP, onde foi eleita a nova diretoria, sendo eleito o prefeito de Guarapuava Celso Góes o novo presidente.
Após a reunião o secretário Alain e o prefeito José Vitorino avaliaram a necessidade da reativação dos serviços e decidiram que o município irá manter-se no consórcio.
Segundo o secretário Alain, “Nosso principal objetivo com reativação dos serviços é a redução de filas de espera, pois com a pandemia da Covid-19 muitos exames e consultas ficaram represados. Estarei avaliando constantemente a qualidade dos serviços prestados pelos dois consórcios a fim de garantir um atendimento de qualidade à nossa população”.
Novos Equipamentos
Nos próximos dias o CISGAP estará adquirindo novos equipamentos de oftalmologia como autorefrator e tonômetro, a aquisição desses equipamentos irá contribuir para a redução da demanda de exames dessa especialidade, o que é um sério problema em toda a região”, informou Alain.
O CISGAP é um consórcio de saúde que oferece serviços de consultas, exames e procedimentos ambulatoriais para Pinhão, Guarapuava e Turvo.
Com informação da Ascom/PMPho